Um empreendedor de sucesso sabe que ninguém alcança bons resultados sozinho. Há sempre uma equipe de apoio e um esforço conjunto para que o grupo consiga cumprir suas metas. Esse é um caso notável entre os times de marketing e vendas, que, apesar de serem separados na organização, atuam praticamente como um só.

Como as tarefas de ambos os setores são interdependentes, eles precisam de muita sinergia. Se o departamento de marketing realizar campanhas sem os dados da área de vendas, e vice-versa, a qualidade de suas ações será bem inferior.

Para que você consiga evitar esse tipo de problema, trouxemos aqui 4 estratégias simples para alinhar os setores de vendas e de marketing da sua companhia. Confira:

1. Treinamento conjunto

Os times de marketing e vendas não trabalham muito longe um do outro. Sendo assim, por que não treinar ambos juntos? Antigamente, o marketing era a parte da empresa que prestava auxílio ao setor de vendas na parte de criação de conteúdo e gráfica, deixando suas propagandas mais agradáveis aos olhos e atraindo mais pessoas. Hoje ele tem valor estratégico, atuando mais a fundo no esquema de vendas.

Ao colocar ambos os times no mesmo esquema de treinamento, o desempenho tende a melhorar por conta de cada equipe compreender a relevância do trabalho da outra. Além disso, promove-se uma interação mais próxima entre os membros, o que incentiva o trabalho em conjunto.

2. Canal de comunicação aberto entre as equipes

Os profissionais de marketing e vendas em geral possuem um perfil mais dinâmico e comunicativo, já que boa parte de suas funções depende disso. Porém, não significa que os dois setores conseguirão se falar da mesma forma como tratam o relacionamento com os clientes. É importante estimular que ambos troquem ideias e feedbacks para melhorar a qualidade de seus trabalhos no dia a dia.

Existem duas formas simples de fazer isso:

Fazer reuniões periódicas entre os dois grupos, sempre permitindo que ambos expressem suas ideias;

  • promover a “troca de funções” regularmente, deixando um profissional de um setor atuar do outro lado por um curto período.

3. Compartilhamento integral das informações de marketing e vendas

Se você é empresário, gestor ou diretor de uma empresa, já sabe que a informação é um dos recursos mais preciosos para manter a qualidade do seu trabalho. E como os setores de vendas e de marketing dependem bastante das informações coletadas um pelo outro, o ideal é que os dois possam trocá-las com facilidade.

Aqui já não é mais uma questão de comunicação individual entre os colaboradores. Para garantir que as informações vão circular com qualidade, o ideal é ter um servidor e um sistema de CRM , por exemplo, compartilhando dados aos quais todos possuam acesso.

4. Avalie o desempenho regularmente

Por fim, para garantir que os times de marketing e vendas estão devidamente alinhados, você deve medir os resultados e dar um feedback regular para ambos. Encontrar falhas no processo e na atuação conjunta das duas equipes, por menores que sejam, é vital para aumentar o rendimento da empresa no médio e longo prazo.

Basta estabelecer os critérios de avaliação (número de vendas fechadas, tempo, recursos gastos, etc.), acompanhá-los ao longo do tempo e criar ações que possam aprimorar o trabalho de toda a companhia.

Agora você já sabe como alinhar suas equipes de marketing e vendas para que ambas tenham o melhor desempenho. Tem alguma dúvida sobre o tema? Então deixe um comentário com sua pergunta ou nos conte sua experiência.