4 melhores estratégias para alinhar os times de marketing e vendas

marketing e vendas Apr 04, 2017

Um empreendedor de sucesso sabe que ninguém alcança bons resultados sozinho. Há sempre uma equipe de apoio e um esforço conjunto para que o grupo consiga cumprir suas metas. Esse é um caso notável entre os times de marketing e vendas, que, apesar de serem separados na organização, atuam praticamente como um só.

Como as tarefas de ambos os setores são interdependentes, eles precisam de muita sinergia. Se o departamento de marketing realizar campanhas sem os dados da área de vendas, e vice-versa, a qualidade de suas ações será bem inferior.

Para que você consiga evitar esse tipo de problema, trouxemos aqui 4 estratégias simples para alinhar os setores de vendas e de marketing da sua companhia. Confira:

1. Treinamento conjunto

Os times de marketing e vendas não trabalham muito longe um do outro. Sendo assim, por que não treinar ambos juntos? Antigamente, o marketing era a parte da empresa que prestava auxílio ao setor de vendas na parte de criação de conteúdo e gráfica, deixando suas propagandas mais agradáveis aos olhos e atraindo mais pessoas. Hoje ele tem valor estratégico, atuando mais a fundo no esquema de vendas.

Ao colocar ambos os times no mesmo esquema de treinamento, o desempenho tende a melhorar por conta de cada equipe compreender a relevância do trabalho da outra. Além disso, promove-se uma interação mais próxima entre os membros, o que incentiva o trabalho em conjunto.

2. Canal de comunicação aberto entre as equipes

Os profissionais de marketing e vendas em geral possuem um perfil mais dinâmico e comunicativo, já que boa parte de suas funções depende disso. Porém, não significa que os dois setores conseguirão se falar da mesma forma como tratam o relacionamento com os clientes. É importante estimular que ambos troquem ideias e feedbacks para melhorar a qualidade de seus trabalhos no dia a dia.

Existem duas formas simples de fazer isso:

Fazer reuniões periódicas entre os dois grupos, sempre permitindo que ambos expressem suas ideias;

  • promover a “troca de funções” regularmente, deixando um profissional de um setor atuar do outro lado por um curto período.

3. Compartilhamento integral das informações de marketing e vendas

Se você é empresário, gestor ou diretor de uma empresa, já sabe que a informação é um dos recursos mais preciosos para manter a qualidade do seu trabalho. E como os setores de vendas e de marketing dependem bastante das informações coletadas um pelo outro, o ideal é que os dois possam trocá-las com facilidade.

Aqui já não é mais uma questão de comunicação individual entre os colaboradores. Para garantir que as informações vão circular com qualidade, o ideal é ter um servidor e um sistema de CRM , por exemplo, compartilhando dados aos quais todos possuam acesso.

4. Avalie o desempenho regularmente

Por fim, para garantir que os times de marketing e vendas estão devidamente alinhados, você deve medir os resultados e dar um feedback regular para ambos. Encontrar falhas no processo e na atuação conjunta das duas equipes, por menores que sejam, é vital para aumentar o rendimento da empresa no médio e longo prazo.

Basta estabelecer os critérios de avaliação (número de vendas fechadas, tempo, recursos gastos, etc.), acompanhá-los ao longo do tempo e criar ações que possam aprimorar o trabalho de toda a companhia.

Agora você já sabe como alinhar suas equipes de marketing e vendas para que ambas tenham o melhor desempenho. Tem alguma dúvida sobre o tema? Então deixe um comentário com sua pergunta ou nos conte sua experiência.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.