Todos nós somos clientes de alguém em alguns momentos do nosso dia, passando tanto por situações de estresse com empresas quanto por situações satisfatórias. Somos surpreendidos positiva e negativamente todos os dias pelas empresas com as quais nos relacionamentos, seja na hora de almoçar, comprar roupas, adquirir um veículo ou programar uma viagem.

O interessante, no entanto, é que nos esquecemos dessas coisas quando estamos falando da nossa própria empresa, não é mesmo? Tendemos a prezar por um atendimento de qualidade, por exemplo, mas esquecemos de colocar essa mesma necessidade dentro de nosso próprio negócio.

Da mesma forma que você eventualmente pode optar por fazer negócio em outra empresa devido a uma má experiência, existem vários motivos que fazem seus clientes escolherem a concorrência. Você já pensou nisso e tomou uma medida preventiva? No post de hoje, vamos citar os erros mais comuns e explicar por que eles são tão prejudiciais ao seu negócio. Continue a leitura!

Seu concorrente possui uma presença online muito forte

Marcar presença nos meios digitais deixou de ser uma opção e, agora, é uma obrigação para toda e qualquer empresa que quer ter sucesso, independente do segmento. Se você não está online, não conseguirá aumentar o alcance e o reconhecimento da sua marca e, tampouco, se relacionar bem com seu público.

Você está nas redes sociais certas, circulando por onde seus clientes estão? Você consegue conversar com o seu público e esclarecer suas dúvidas? Sua empresa tem anúncios e campanhas rodando nos meios digitais? Ter uma presença online forte não é apenas estar nas redes sociais: é conseguir conversar com os prospects e tirar todas as suas dúvidas, a fim de diminuir as objeções de compra.

Seu concorrente consegue segmentar melhor o público

Quando pensamos em redes sociais, por exemplo, pensamos na interação entre marca e usuário. Isso é fundamental para conhecer o seu público e descobrir quais são suas maiores necessidades e objeções.

Portanto, um dos motivos que fazem seus clientes escolherem a concorrência e não você é que eles podem entender as necessidades específicas de cada parcela do público. Afinal, conhecendo seu público a fundo, você é capaz de, entre outras estratégias:

  • Identificar o que eles realmente precisam e comercializar a solução certa;
  • Entender quem é quem e saber como usar a melhor abordagem com cada perfil de cliente da sua empresa;
  • Ouvir quais melhorias eles esperam perceber na sua empresa para fidelizarem.

Seu concorrente investe em atendimento de qualidade e tem uma equipe proativa

A qualidade do produto ou serviço não pode mais ser usada como diferencial, sendo uma obrigação das empresas. O novo consumidor é exigente e, se você não tiver o mínimo de qualidade, jamais terá uma chance no mercado.

Pensando nisso e nos novos hábitos de consumo desse usuário, o atendimento proativo tem se tornado cada vez mais importante. Talvez seu concorrente tenha uma equipe bem treinada para resolver os problemas do cliente o mais rápido possível, além de conseguir se relacionar com cada um deles de forma a criar uma relação de simpatia e confiança.

Como é sua equipe de vendas? Você organiza treinamentos? Existe um padrão de atendimento? Invista em atendimento de alta qualidade e, assim, encante e conquiste definitivamente seus clientes.

Seu concorrente se preocupa com a experiência do cliente

Não vendemos apenas um produto ou serviço: vendemos a experiência. Garanta que seu cliente terá a melhor experiência  possível desde o momento em que ele entra em contato com a sua marca até o pós-venda.

Seu concorrente já investe em garantir que a experiência do cliente dentro da sua loja seja memorável. Quais estratégias você tem usado? Nunca se esqueça: considerando suas reclamações e expectativas enquanto cliente, você pode transformar sua empresa em um sucesso. Ofereça a seus clientes aquilo que eles esperam do seu negócio — assim, não há nada que você não possa conquistar!

Você já teve alguma experiência enquanto consumidor que o fez mudar de ideia e fechar negócio com a concorrência? Como você acha que essa experiência se aplicaria dentro da sua empresa?

Você está preparado para eliminar do seu negócio os motivos que fazem seus clientes escolherem a concorrência? Entre em contato com a Pipehline!