As vendas de um negócio precisam ser acompanhadas de perto e com planejamento. O retorno sobre o investimento, bem como o número de negócios fechados, são dois dos principais indicadores de desempenho em vendas que podem ser mensurados.

Para conhecer outros 4 tipos de indicadores de desempenho em vendas, acompanhe o texto e veja a importância deles para o sucesso de um negócio!

1. Alcance de metas

As metas de uma equipe de vendas são essenciais para a empresa alcançar melhores resultados. Elas podem vir na forma de um pontapé inicial ou representar um recomeço para o negócio — bem como a recuperação de resultados.

Uma meta, para ser considerada como tal, precisa seguir uma série de requisitos. Segundo a metodologia SMART, ela precisa ser específica, mensurável, alcançável, realista e ter um tempo de duração.

Veja um exemplo de uma meta de vendas que respeita esses critérios:

“Aumentar o número de leads em 50% nos próximos 6 meses”

Esse exemplo pode ser considerado uma meta, pois, além de especificar o objetivo a ser alcançado, ele possibilita a mensuração deste objetivo.

2. Retorno sobre o investimento (ROI)

Cada vendedor que entra em uma equipe é um investimento. Cada curso realizado, treinamento ou palestra é, também, um investimento. Os recursos materiais e digitais que uma empresa utiliza para alavancar as vendas, da mesma forma, também são tipos de investimentos.

Uma empresa que cria um blog para aumentar a possibilidade de contato dos clientes em potencial com seu produto está colocando esforços em uma ferramenta e esperando um resultado por meio dela.

Uma vez definido o papel que um recurso possui e as funções que ele precisa desempenhar, é possível medir eficácia, eficiência e efetividade com os resultados alcançados.

3. Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

Cada cliente que faz negócio com uma empresa é, na verdade, a conversão de diversos tipos de investimento. O CAC é uma métrica de vendas que ocupa um papel essencial, pois ele representa a saúde financeira de um negócio.

Para saber se as suas vendas estão trazendo mais benefícios do que custos, é preciso calcular esse custo, compará-lo a índices externos e tomar decisões nas áreas de vendas e marketing que otimizem esses custos, explorando todo o potencial de seus recursos.

4. Taxa de sucesso do vendedor

Tratando-se da avaliação do desempenho do vendedor, que precisa também ser considerada, a taxa de sucesso é um indicador que pode revelar muito sobre uma equipe.

Essa taxa representa o índice de vendas dentro de um total de oportunidades que a equipe teve de fechar negócio.

Podendo ser chamada também de índice de conversão, esse tipo de indicador fornece um feedback sobre possíveis falhas da equipe, bem como estratégias que tendem a dar mais resultado.

A partir do momento em que consegue-se identificar a fase em que os vendedores mais perdem oportunidades, é possível criar alternativas para corrigir problemas específicos, seja no momento de captação ou até na hora de fechar as vendas.

Bons indicadores de desempenho em vendas são aqueles que conseguem passar uma impressão real, bem como fornecer dados que podem ser convertidos em soluções inteligentes.

Gostou de conhecer os principais indicadores de desempenho em vendas? Leia também sobre como garantir que a previsão de vendas seja assertiva!