5 ferramentas para melhorar a produtividade da equipe de vendas

produtividade da equipe May 09, 2017

Melhorar a produtividade da equipe de vendas tornou-se uma das principais preocupações de uma empresa, sobretudo no contexto mais complexo e desafiador que vivenciamos.

Nesse sentido, como o negócio pode maximizar os recursos de vendas existentes para atingir os objetivos? Utilizar ferramentas adequadas pode ser de grande valia.

Confira, no texto de hoje, 5 dicas eficientes para tal. Equipado com essas ferramentas — e com um processo simplificado — sua equipe estará pronta para retomar o crescimento!

1. CRM

Você já sabe que as soluções de CRM são um bom investimento para gerenciar clientes e atender às suas necessidades. Mas saiba também que os softwares de CRM podem — e devem! — ser usados para aumentar as vendas, auxiliando no estabelecimento de componentes de um modelo de negócios bem-sucedido.

Se você reunir as informações corretas e inserir tudo o que for relevante em seu fluxo de dados, o seu time perderá menos tempo discutindo o que ocorreu, e mais tempo definindo estratégias para atingir metas e objetivos.

Para tanto, é preciso envolver todos os colaboradores nas tarefas relacionadas ao registro de clientes e envio de relatórios de status em todas as fases do ciclo de vendas. O sistema de CRM pode acompanhar os vendedores em cada uma dessas fases.

Assim, é possível que você siga de perto todas as oportunidades de melhoria, forneça treinamento para corrigir ineficiências e reestruture a equipe (se, e quando, for necessário) a fim de garantir o melhor desempenho possível de cada colaborador — e, consequentemente, o aumento geral da produtividade.

2. Automação de interações com prospects

A busca por clientes potenciais facilmente encabeça a lista de desafios enfrentados por uma equipe de vendas. As ferramentas voltadas para o gerenciamento de prospects, por exemplo, permitem que os vendedores otimizem seu tempo, trabalhando em leads qualificados e fechando mais vendas.

Há ferramentas disponíveis no mercado que podem auxiliar cada vendedor a construir e automatizar seu próprio processo — para monitorar e regular e-mails, telefonemas e outras interações com clientes potenciais. Não deixe de conferir!

3. Gerenciamento de leads

Essas ferramentas podem desempenhar um papel fundamental na identificação de clientes potenciais e de sua movimentação pelo funil de vendas. Implantar uma ferramenta de gerenciamento de leads ajudará sua equipe de vendas a desenvolver relacionamentos duradouros com clientes, nutri-los e prever receitas.

4. Aplicativos de organização de agenda e execução de tarefas

O velho ditado “tempo é dinheiro” nunca foi mais verdadeiro do que atualmente. Por isso, a utilização de aplicativos de organização para auxiliar seus vendedores a hierarquizar e programar tarefas pode ser um grande impulso para o aumento da produtividade de toda a equipe.

Essas ferramentas contribuem para que o trabalho seja realizado de forma mais inteligente, apoiando a tomada de melhores decisões (com lembretes, avisos, etc.), eliminando o stress gerado pelo desperdício de tempo e, assim, tornando o ambiente de trabalho mais profissional e produtivo.

5. Gestão de transações

Após o fechamento de um negócio, é preciso criar contratos e colher assinaturas. Há ferramentas que podem ajudar sua empresa com isso, aumentando a produtividade da equipe de vendedores, livrando-a de se perder em meio a tarefas burocráticas.

Essas aplicações ajudam a acelerar os processos de vendas, erradicando os atritos que podem ser causados por grandes quantidades de documentos em papel e evitando contratempos típicos, como a perda ou a falta de dados.

Gostou do nosso artigo? Então, confira tudo o que você precisa saber para implantar um processo de vendas matador!

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.