6 passos infalíveis para elaborar um script de vendas

comercial Jul 28, 2021

Te contamos tudo sobre script de vendas, a importância dessa ferramenta para seu time comercial e como criar um script de sucesso! Confira!


Os scripts de vendas são ferramentas altamente eficazes para construir relacionamento, qualificar seus leads e impulsionar as vendas.

Quando implementados, eles também podem reduzir o estresse e promover a confiança de sua equipe de vendas.

Neste conteúdo, te mostramos o que é um script de vendas, sua importância e como criar um script de sucesso. Que tal conferir? Continue a leitura!

O que é um script de vendas?

Um script de vendas é um guia utilizado por vendedores para falar com clientes por telefone. Também pode ser utilizado para comunicação via mensagem de voz ou e-mail.

Um script de vendas pode ser um script detalhado, descrevendo palavra por palavra da abordagem a ser realizada, ou uma lista dos principais pontos de discussão e respostas comuns.

Os scripts de vendas podem ajudar todos os vendedores, dos mais novatos e nervosos, até mesmo aos mais veteranos.

O script de vendas evita que os vendedores fiquem confusos e que possam responder perguntas difíceis dos clientes.

Porque o script de vendas é uma ferramenta tão fundamental?

Um script de vendas pode ser fundamental para que seu pitch e suas abordagens sejam mais eficientes.

Entre os benefícios de ter um script de vendas, podemos citar:

  • Melhora a eficácia das abordagens: o uso de um script de vendas aumenta a probabilidade de sua equipe de vendas chamar a atenção dos clientes em potencial, qualificá-los, identificar seus problemas e desenvolver seu interesse na oferta.
  • Um bom ponto de partida para seu relacionamento com os clientes: o script de vendas ajuda os membros da sua equipe a parecer mais profissionais e polidos, o que os ajudará a construir mais rapidamente o relacionamento com os clientes em potencial.
  • Diminui o estresse: Usar um script de vendas pode ajudar a diminuir o estresse de seus vendedores, especialmente em cold calls. Isso os ajudará a se sentirem mais preparados, confiantes e prontos para quaisquer objeções que os clientes potenciais possam ter.

Como estruturar um script de vendas? Confira 6 dicas

E agora, você já sabe como criar o melhor script de vendas para seu time de vendedores utilizar? A gente separou algumas dicas para você, confira!

Entenda seu público-alvo

A primeira etapa para criar um script de vendas é a personalização.

Isso significa pesquisar sobre seu público-alvo e sua persona, e descobrir suas dores e necessidades, bem como o tipo de oportunidade que eles podem estar procurando.

A pesquisa e a personalização são importantes se você estiver criando um script de vendas não solicitado — ou seja, para os seus cold calls.

Entenda como seu produto pode ajudar sua persona

Agora que você sabe um pouco mais sobre seus leads, pode pensar em como seu produto ou serviço pode ajudá-los.

É preciso entender quais dores sua empresa e seus produtos podem ajudar a solucionar.

Assim, é possível enquadrar esses benefícios na sua argumentação, tornando seu script de vendas mais eficaz.

Não faça do script de vendas um discurso, faça perguntas ao lead!

Uma parte vital de uma sales call é descobrir mais sobre o cliente potencial.

Isso permite que você adapte seus esforços ao problema específico deles de uma forma que qualquer pesquisa mais abrangente dificilmente permitirá.

Além disso, fazer perguntas também incentiva o lead a se sentir parte de um diálogo de vendas.

Dá a impressão de que o vendedor está trabalhando com eles para ajudar seus negócios, em vez de simplesmente vender um produto.

Considere possíveis objeções

Superar objeções de vendas é uma parte importante de qualquer processo de vendas.

Trata-se das justificativas ou "desculpas" que os clientes em potencial dão para não seguir na chamada ou não comprar sua solução.

Elas variam: vão desde "não tenho dinheiro agora" a "o fornecedor que tenho atualmente possui um produto melhor que o seu".

Procure se antever a esses cenários, criando respostas ágeis e objetivas que possam contornar as objeções.

Seja claro sobre os próximos passos

É vital que você pense nas próximas etapas ao criar um script de vendas.

Se você estiver fazendo uma chamada introdutória com o objetivo de marcar uma reunião pessoal, considere como tudo o que você diz empurra o lead para esse caminho.

Treine e busque feedback

A etapa final para criar um script de vendas é praticá-lo — como seu colega, seu gestor ou até mesmo um amigo.

E claro, lembre-se de pedir um feedback para que você entenda seus erros e acertos, bem como pontos de melhoria.

Ah, e lembre-se: praticar o script não significa memorizá-lo palavra por palavra.

Significa estar ciente de como ele pode orientá-lo em diferentes situações.

Saber disso lhe dará uma vantagem quando se trata de reagir com eficácia às diferentes situações.

Gostou de aprender mais sobre script de vendas? Então continue de olho em nosso blog para conferir mais dicas sobre como crescer o seu negócio!

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