Mesmo seu negócio sendo o mais inovador, é preciso ser racional e lembrar que você nunca irá estar sozinho no mercado. Principalmente porque ao falarmos de concorrência, não estamos falando de gladiadores lutando até a morte, mas sim forças empreendedoras competindo no mesmo segmento pela liderança.

Abaixo apresentamos dicas valiosas que se entendidas e aplicadas corretamente, podem fazer com que você se torne uma referência em vendas no seu mercado.

Analise a concorrência

Pesquise e analise com muita calma sua concorrência, de preferência separe um horário toda semana para realizar esse acompanhamento.

Entenda como seu concorrente trabalha, verifique quais são seus erros e acertos ao mostrar sua marca para o mercado.

Conheça os produtos e serviços prestados, qual a atual presença online e também a quanto tempo ele está no mercado.

A ética é sua amiga

Entenda que a sua concorrência é constituída por outros empreendedores que assim como você estão em busca de seus sonhos. Fique atento as possíveis sinergias que podem ocorrer, pois a concorrência pode se tornar uma parceria de longo prazo ou até mesmo uma fusão, quem sabe?

Nada é mais importante para o mercado do que uma marca consolidada e que seja referência.

Transforme seus clientes em amigos

Quando você consegue fidelizar clientes e transformá-los em promotores da sua marca é muito mais difícil de perde-los para à concorrência, isso é fato.

Trate seu cliente como um verdadeiro amigo, dê a ele a atenção e o tempo necessário, fique atento para resolver rapidamente qualquer problema e para fazê-lo sorrir na hora certa.

Sempre busque saber as opiniões dos seus clientes, utilize questionários, e-mails, chamadas sociais, etc. Mas lembre-se, sempre que for realizar qualquer questionamento, tente ser o mais próximo possível, não passe a impressão de uma máquina falando com a pessoa.

Honre seu prazo

Na hora de superar a concorrência você precisa estar atento aos seus próprios prazos, simplesmente porque os clientes gostam de ter o que compram pronto na data proposta.

Se você acompanhar de perto o processo e ficar atento aos prazos, com certeza você será um dos fornecedores lembrados na existência de novas oportunidades.

Invista em seu diferencial

Há algum tempo só se falava de Inbound Marketing, mas esse cenário mudou e as melhores empresas já estão trabalhando novamente com o Outbound Marketing como aliado na hora de fechar novas vendas expondo seus diferenciais.

É através de seus clientes que seus diferenciais serão exaltados, por isso é extremamente importante contratar um bom profissional ou consultoria na hora de utilizar o Outbound Marketing ao seu favor.

Temos certeza que as empresas que estão utilizando essa metodologia são as empresas de sucesso do futuro e que estarão à frente da concorrência.

Busque oportunidades

Invista um tempo durante a semana para buscar novas oportunidades de vendas ou de Market share.

Redescobrir oportunidades e inovar algum processo ou produto é o que vai garantir o contínuo avanço e sobrevivência do seu negócio frente a concorrência.

Não invista na guerra dos preços

Um grande erro que os empreendedores de primeira viagem comete é participar de uma guerra de preços, ou seja, derrubam o preço do seu produto nem que para isso tenha que baixar a qualidade.

Fique atento! Isso nem sempre funciona e pode acabar comprometendo seu caixa, o que pode inclusive quebrar a sua empresa.

Você tem alguma dica para lidar com a concorrência? Quais são suas experiências?