Atrair leads e vender mais costuma ser um obstáculo para muitas empresas, e esse é um desafio que aumenta a cada ano. Afinal, é necessário levar em conta que o comportamento do consumidor mudou e mais pessoas se conectam aos concorrentes, que disputam todo o espaço do mercado.

As dicas que você conhecerá neste artigo funcionam, hoje, para atrair leads e vender mais, pois listamos aqui algumas premissas importantes que dificilmente cairão em desuso com o tempo.

Começando pelo topo da nossa lista, confira 8 orientações para atrair leads e gerar mais vendas para o seu site!

1. Produza conteúdo de alta qualidade

Se você pesquisar no Google por “tendências do marketing” ou por marketing digital de 2014, 2015 e 2016, certamente a criação de conteúdo relevante para o seu público estará lá como uma das estratégias projetadas.

Ao produzir artigos, vídeos, infográficos ou podcasts com informações úteis e capazes de agregar conhecimento para as pessoas, é natural que se crie um laço de reciprocidade entre consumidor e empresa.

Em outras palavras, quando você resolve as dúvidas e problemas do mercado, ele responde positivamente. Consequentemente, o engajamento nas redes sociais e o tráfego no site aumentam, o que ajuda a construir um potencial enorme de ativos.

2. Crie e aprimore suas landing pages

Landing pages — ou páginas de inscrição — são voltadas exclusivamente para a conversão. Elas contam com campos para preenchimentos de dados dos visitantes que chegam até lá, e seu principal objetivo é fazer com que o usuário forneça seus dados de contato.

O básico é capturar o e-mail, mas você pode ir além e pedir o nome da pessoa, o tamanho da empresa em que ela atua, o cargo que ocupa, entre outras informações que você considerar úteis para o seu negócio. Para que o usuário não ache a troca injusta, lembre-se que o tamanho da sua exigência deve estar de acordo com a recompensa oferecida.

Crie e-books, webinars, templates, pesquisas de mercado e ofereça para atrair o interesse de quem acessa. Em troca, você conseguirá as informações necessárias para enviar mais conteúdos para aquele usuário, tornando-o mais próximo da sua marca.

Mais uma vez, vale a lei da reciprocidade: quanto mais valioso for o que você tem para oferecer, mais dispostas as pessoas estarão a retribuir com os seus dados.

3. Faça nutrição de leads

Nessa etapa, você já tem uma base de leads e precisa nutri-la com mais conteúdo para que, após um tempo (uma semana, duas, um mês ou um ano), o lead se qualifique o suficiente para ser entregue ao time de vendas.

Em outras palavras, você deve criar um fluxo de nutrição, que consiste em criar caminhos diferentes para leads com comportamentos distintos dentro do seu funil de vendas.

Normalmente, cria-se um fluxo onde os conteúdos evoluem de um nível mais básico até o mais avançado, tornando o lead mais preparado para abrir negociação com sua empresa. Isso deve ocorrer após a captação de informações desse contato, pois é possível que o cliente permita essa abordagem — caso contrário, ele achará sua marca invasiva.

4. Dê bastante atenção aos títulos

Os títulos tem uma importância fundamental para o sucesso das suas estratégias para atrair leads. Afinal, são eles que despertam a atenção dos usuários e fazem com que se sintam atraídos pelos conteúdos.

Por isso, na hora de criar seus títulos, procure por palavras que despertem a curiosidade dos seus leitores e façam com que eles cliquem no seu artigo. Assim, sua estratégia terá tudo para dar certo.

Para você ter uma ideia, o especialista em marketing  e autor de diversos livros sobre o assunto, Ted Nicholas, chega a afirmar que “a preparação de um título poderoso é responsável por pelo menos 73%” do sucesso dele. Ou seja, é o ponto principal para alcançar o sucesso por meio dos conteúdos relevantes, em blogs, landing pages ou até mesmo nas mídias sociais.

5. Utilize a estratégia AIDA para atrair comentários

Nesse momento, você deve estar se perguntando “e se eu quiser atrair mais leads e vender mais, qual é a importância de um simples comentário para eu chegar nesses resultados?”.

Se ao responder essa pergunta você atribui pouca relevância às opiniões deixadas pelo público no seu conteúdo, tenha em mente que os comentários são indispensáveis para o sucesso do seu empreendimento.

É por meio deles que o seu negócio passa a ter credibilidade e engajamento na internet, dois pontos que contam muito para a atração de novos clientes. É aí que entra a estratégia AIDA, acrônimo que descreve as principais motivações responsáveis por influenciar a escolha do cliente pela sua marca ao:

  • A: Ganhar a sua atenção;
  • I: Gerar interesse;
  • D: Criar o desejo;
  • A: Chamar para a ação.

Agora que você sabe o que significa AIDA, fica mais fácil compreender a sua importância, não? Dessa forma, quando você conquista a atenção de um cliente em potencial e gera interesse pela solução oferecida, intensificando o desejo por ela, orientar a ação dessa pessoa e com isso gerar comentários, engajamento e conversão se torna algo inevitável.

6. Crie uma call to action que converta

Fundamental na produção de conteúdo, o “call to action” é a chamada para ação. Ou seja, uma frase curta, direta e com relevância, que deve atrair a atenção dos leitores e convidá-los para colocar uma ação em prática — que varia conforme o seu objetivo.

Ainda que pareça fácil, criar um CTA é algo que requer tempo, ideias e técnicas para saber quais são as melhores palavras para utilizar e atrair a atenção do leitor. Confira nossas dicas para elaborar um CTA de sucesso:

  • use o imperativo e o senso de urgência;
  • busque despertar o interesse;
  • teste cores diferentes para os botões de CTA;
  • ofereça benefícios aos usuários;
  • utilize o tom certo.

7. Faça testes A/B

Para atrair cada vez mais pessoas para o seu site — e, é claro, convertê-las em vendas —, fazer testes A/B é uma ótima estratégia. Por meio deles, é possível alterar a cor das chamadas para ação, o posicionamento, as palavras e até mesmo a oferta de conteúdo.

Quer um exemplo? Vamos supor que a sua empresa trabalhe com a venda de filtros de água. Caso o CTA do seu site direcione a pessoa para baixar um e-book sobre a importância da água para saúde, mas sem gerar o engajamento esperado, você poderá fazer os testes A/B e alterar o material e oferecer um que possa atrair mais a atenção do seu público.

Viu como um teste pode fazer toda a diferença? Então não deixe de inovar e buscar novas soluções! Assim, você não só passará a atrair mais leads, como também venderá mais.

8. Explore outras possibilidades

Os tópicos a seguir podem parecer pouco para objetivos que praticamente dão todo sentido a uma estratégia de marketing digital. As orientações listadas anteriormente possuem muita relevância por serem os pilares que vão conduzir a jornada de compra do cliente.

Dito isso, você pode (e deve) buscar outras formas para atrair leads e vender mais. Algumas alternativas interessantes são:

  • Investir em anúncios patrocinados para suas landings pages;
  • Criar promoções ou comissões para que atuais clientes ganhem benefícios se trouxerem mais leads que convertam;
  • Alinhar o trabalho e os objetivos de marketing e vendas (smarketing). Isso garante com que as duas áreas atuem em conjunto e melhorem a entrega de leads qualificados do marketing para o time de vendas.

E na sua empresa, o que você e sua equipe tem feito para atrair leads e vender mais? Conte pra gente aqui nos comentários!