Um conteúdo de qualidade em um blog é muito mais eficiente na hora de atrair e fidelizar o público do que uma publicidade comprada, por exemplo. Usar o marketing de conteúdo faz com que sua empresa saia do lugar comum e consiga levar algo de relevante para o consumidor, fazendo com que a experiência com a marca seja ainda mais positiva.

Como usar o marketing de conteúdo

Para começar a usar o marketing de conteúdo é necessário conhecer o seu público-alvo e seus interesses. É importante linkar estes interesses com o seu produto ou serviço para levar conteúdo de qualidade ao seu consumidor.

A Nestlé é um ótimo exemplo de empresa que usa o marketing de conteúdo com eficiência. Antes mesmo da internet se tornar tão popular, a empresa enviava a alguns de seus consumidores livros com receitas que utilizavam os produtos da marca. Bastava o cliente solicitar o produto que a empresa enviava diretamente para sua casa.

Com a popularização da Internet, a marca transferiu sua estratégia para o ambiente online. Hoje a Nestlé possui um portal com estas receitas. Além disso, o site fala de assuntos diversos que podem interessar seu consumidor, como nutrição, viagens, sustentabilidade e direitos humanos.

Benefícios do marketing de conteúdo

Um dos maiores benefícios de se utilizar esta estratégia é criar um laço com o seu público. Voltando ao caso da Nestlé, as pessoas que pesquisam por receita e vão para o site da marca têm maior probabilidade de adquirir produtos da empresa.

Além disso, a companhia mostra que se preocupa com o meio ambiente e com o futuro ao falar sobre estes temas em seu site, configurando assim um propósito de marca. Com isso, as pessoas já associam a empresa a coisas boas e ficam mais tendenciosas a adquirir seus produtos.

Outro benefício é fazer com que o cliente se lembre da sua marca com mais frequência. Todo o tempo que ele passa no seu site ele está em contato com a sua empresa de alguma forma. Mesmo que inconscientemente, ao escolher um produto tendemos a decidir por aqueles que já conhecemos.

Dicas para usar o marketing de conteúdo

Antes de começar a fazer matérias sobre diversos temas e postar no seu blog ou site, é importante fazer uma pesquisa de mercado. Você deve oferecer para o seu cliente aquilo que ele procura, mesmo que ele não tenha consciência disso ainda.

Um outro exemplo de uso de marketing de conteúdo é a Academia da Carne. A Friboi criou um site para falar sobre carne, e lá existem diversas dicas de preparo do churrasco, de receitas de hambúrguer, entre outras. A empresa identificou a procura do consumidor por informações sobre a melhor forma de preparo de suas carnes e criou então o portal para suprir essa deficiência.

Você deve se lembrar de personalizar suas informações de acordo com o seu público. A Magazine Luiza, por exemplo, criou um blog para falar sobre tecnologia. Eles passam informações sobre as novidades do mercado e guias de produtos.

Tudo isso que falamos serve para criar uma experiência boa entre empresa e consumidor. Os retornos do uso do marketing de conteúdo normalmente não são imediatos. É necessário uma campanha a longo prazo para se observar como essas ações são importantes para as estratégias de venda da sua empresa.

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