Como fazer prospeção, gerar leads e fechar vendas pelo LinkedIn

dicas de vendas Dec 17, 2020

Entenda como você pode fechar vendas pelo LinkedIn e aproveitar mais este canal de negócios, especialmente em vendas B2B!

Pode até parecer, mas é perfeitamente possível fechar vendas pelo LinkedIn, sabia? Basta entender um pouco mais da rede social e de seus recursos. Em pouco tempo, você pode conquistar ótimos resultados com uma estratégia focada no LinkedIn.

Mas como é possível?

O consenso que a maioria das pessoas têm é que o LinkedIn é uma rede social profissional, mas voltada para o indivíduo. Há um foco enorme na recolocação profissional.

Ou seja, na conexão entre profissionais, bem como de empresas com esses profissionais.

Mas é apenas isso?

Claro que não.

O LinkedIn nem sempre foi uma rede social onde as empresas investiram em prospecção de clientes. No entanto, ela foi mudando com os anos.

Atualmente, conta com mais de 30 milhões de perfis corporativos.

Hoje, é um ecossistema amplo e profundo que reflete todos os segmentos do mercado corporativo. O que eu quero dizer com isso?

Que há incontáveis oportunidades para empresas fecharem negócios, mesmo se for B2B.

Quer saber como? Vou te explicar os jeitos mais simples para você fechar vendas pelo LinkedIn e aproveitar mais este canal de negócios. Preparado(a)?

É possível prospectar clientes B2B no LinkedIn?

A dúvida que não quer calar: é realmente possível realizar a prospecção de clientes pelo B2B? Bom, é claro que é!

O LinkedIn é uma rede social com foco extremo no mercado corporativo. Com a evolução de sua timeline, isso se traduziu em uma coisa: conversa.

Agora, o que é novidade no meio corporativo aparece primeiro lá — e especialmente, se desenvolve lá.

Você já notou como a quantidade de conteúdos só cresceu com os anos?

Cada vez mais a rede social dá espaço para o compartilhamento de experiências. Por isso, não é incomum vê-las em uma rápida visita à timeline.

Para se ter uma noção, dados do LinkedIn revelam que para cada impressão (um “like”, comentário ou compartilhamento) em um post de vaga de trabalho, há 15 impressões em um conteúdo.

Além disso, ano após ano, a taxa de engajamento cresceu sólidos 50%, conforme a própria rede social.

Já deu para perceber que uma das chaves dessa estratégia é o conteúdo, certo?

Manter uma frequência nas postagens, com textos, vídeos ou imagens que gerem algo de valor para as pessoas é essencial.

Mas… Quais pessoas atingir? Para fechar vendas pelo LinkedIn, é essencial entender esse ponto.

Como gerar leads pelo LinkedIn?

A geração de leads B2B pelo LinkedIn é um processo distinto, especialmente por conta da plataforma.

Pense o seguinte: o que sua empresa precisa fazer para gerar leads pelo LinkedIn?

A primeira resposta deve ser: construir bons relacionamentos.

Dessa forma, com uma rede de conexões ampla, é possível acelerar vendas. O networking tem um papel chave aqui, afinal ele serve de insumo para potencializar seus conteúdos e aumentar o alcance da sua empresa.

É por isso que você precisa conhecer bem a sua persona, especialmente no caso de um cliente B2B. Assim, você vai começar a ganhar relevância nas timelines específicas, tornando-se referência.

Entre outras dicas, destacamos:

  • Crie um perfil corporativo completo;
  • Não se esqueça de entrar em grupos e engajar;
  • Utilize a ferramenta de pesquisa avançada para encontrar os profissionais que se encaixam na sua persona.

Você deve ter notado que falamos basicamente sobre como atrair prospects para então os tornar leads, certo? Mas há também como aproveitar o outro lado da moeda aqui.

O LinkedIn Ads é uma ferramenta extremamente eficaz pois é super qualificada.

Ao veicular algum anúncio, você tem certeza de atingir os profissionais certos — ou seja, sua persona, como um gerente comercial, por exemplo.

E não te falo isso por falar, é questão de fato:

89% dos profissionais de marketing usam o LinkedIn para gerar leads. E quase dois terços deles afirmam ser uma estratégia bem-sucedida!

Fechar vendas pelo LinkedIn: entenda como

E agora, qual o segredo para concretizar as vendas pelo LinkedIn? O principal é fácil: ser ativo.

Muitas empresas relegam seus perfis, em especial o LinkedIn, por não enxergar seu potencial de vendas.

Nesse caso, para aproveitar as oportunidades e gerar tantas outras, é preciso estar presente.

E isso significa gerar e ser motivo de engajamento — seja na sua timeline, em comentários na timeline de outros e nos grupos (tanto de terceiros como os seus próprios!).

É preciso investir nisso, só assim sua empresa tem potencial de se destacar, aumentando seu alcance e suas conversões.

E claro: conteúdo! Não se esqueça dele.

Não é à toa que 94% dos profissionais de marketing B2B apostam no conteúdo como parte de sua estratégia de vendas pelo LinkedIn.

É porque dá certo.

Mas e a prática disso tudo? É tema para um próximo conteúdo, combinado? Se você quiser um papo mais direto, entendendo como fechar vendas pelo LinkedIn, fica o convite para conversar com a Pipehline.

E fique de olho em nosso blog: vamos te explicar, em nossa Série Algoritmos, como funciona a tecnologia do LinkedIn!

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