Como integrar marketing e vendas? Uma questão complicada para alguns e simples para outros. Marketing e Vendas podem ser opostos que se atraem com um choque violento. Só que não precisa ser assim. Na verdade, é possível que os dois consigam unir forças para conseguir ajudar uma marca a conquistar e manter o sucesso. Como? A resposta pode vir do Smarketing.

Criamos o post de hoje do blog para explicar como integrar marketing e vendas, além de oferecer dicas preciosas!

Como integrar marketing e vendas com Smarketing?

Sales + marketing = Smarketing

A soma é relativamente simples. Unir duas equipes – vendas (Sales, em inglês) e marketing – em prol de um bem maior. O Smarketing é a ferramenta que permite que esses setores que costumam ter atritos entre si, possam enxergar além das suas diferenças, buscando o que têm em comum: a conquista do mercado e da clientela.

Através dela é possível levar aos canais de venda e às equipes a eles ligados, que lidam diariamente com o público-alvo em geral, oportunidades para que estes clientes (em potencial) tenham experiências cada vez mais fantásticas junto à marca. Assim, é possível aumentar as vendas, fidelizar clientes e alcançar cada vez mais sucesso.

Integração de marketing e vendas: um caminho possível

Ninguém discute que a maior preocupação de uma empresa é o cliente. E pesquisas (como a realizada pela Aberdeen Group mostram que empresas que adotam o smarketing para integrar marketing e vendas conseguem aumentar em até 20% as suas vendas. E a boa notícia é que qualquer empresa pode se beneficiar dessa ferramenta, independente de tamanho ou área de atuação.

Então como é possível implementá-lo?

Primeiro é necessário descobrir os pontos em comum entre ambas as equipes – de preferência junto a eles. Então, é o momento de decidir, também em conjunto, objetivos comuns para ambos os times. É necessário, também, alinhar a comunicação, proporcionando tanto à equipe de vendas quanto à de marketing a maior transparência possível, a fim de evitar atritos.

Um dos maiores benefícios do smarketing é fazer com que as equipes passem a enxergar além das diferenças e vistam, sem reservas, a camisa do time da empresa, ao invés de se perderem entre discussões e brigas entre vendas e marketing.

Dicas para o smarketing

– A integração de vendas e marketing não acontece do dia para a noite. É preciso levar em consideração que o processo do smarketing requer tempo, controle e paciência.

– É necessário criar reuniões com periodicidade programada entre as equipes para resolver questões e verificar o andamento das ações e seus resultados nas vendas.

– Os números são fundamentais. Crie métricas e acompanhe sempre os resultados, já que, nos momentos de estresse, fica mais fácil apoiar-se nos números do que nas emoções para entender a situação e estabelecer rotas de correção.

A partir de todas as informações acima é possível entender que o smarketing possui grandes benefícios para uma empresa. Afinal, a partir dessa integração é possível conquistar, além de um ambiente de trabalho mais benéfico para que as vendas ocorram de forma tranquila, um aumento significativo nos resultados dos negócios. Assim todo mundo sai ganhando!

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma experiência nessa integração vendas e marketing? Use a área de comentários para falar conosco!