Como se comunicar em cada etapa do funil de vendas?

Existe um processo muito bem definido pelo qual passam os consumidores na hora de fazer as suas compras, e você precisa saber como se comunicar em cada etapa do funil de vendas – também conhecido como funil de conversão ou funil de marketing.

A grande questão é que, por mais que muitos estejam vagamente familiarizados com o termos, não entendem como ele funciona, a fim de obter os melhores resultados possíveis. Portanto, aproveitamos a postagem de hoje para explicar o seu funcionamento e uso.

O que é funil de vendas?

Em primeiro lugar, é preciso entender o conceito do funil de vendas antes de saber como se comunicar em cada etapa do funil de vendas. Ele, na verdade, funciona como uma metáfora que usa a imagem do funil (boca de entrada larga e saída bem menor) para explicar a gestão das oportunidades de vendas de uma empresa.

Os números de etapas específicas dentro desse funil podem variar em quantidade – e até mesmo o tempo para a efetivação do ciclo podem ser alteradas, mas na verdade, o fundamental para se prestar atenção é a realidade do seu negócio e como personalizar o processos e ferramentas para garantir que o gerenciamento desse funil seja eficiente para conquistar vendas e clientes.

Veremos a seguir, de forma mais detalhada, cada parte do funil de vendas para entender o seu funcionamento na prática.

Como se comunicar em cada etapa do funil de vendas?

Comunicação no topo de funil

A parte mais larga, em que os possíveis consumidores ainda não estão interessados em fechar negócio. Muitas vezes tem uma necessidade ou desejo e precisa pesquisar para obter maiores informações a esse respeito.

O melhor aqui é focar em produzir e divulgar conteúdos que despertem o interesse, oferecendo resposta a essas dúvidas (normalmente bem básicas), sem, com isso, fazer qualquer insinuação que pareça com uma proposta comercial. É fundamental lembrar aqui que quanto mais pessoas forem atraídas, maiores as chances e números de conversões.

Comunicação no meio de funil

Ao despertar o interesse, chega o momento de focar e otimizar, buscando oferecer conteúdos que transformem esses visitantes interessados em leads e, então qualificá-los.

Já que essa empresa já foi educada sobre o assunto e tem condições de formular de forma mais exata as suas dúvidas, o papel do conteúdo está em mostrar o que você tem a oferecer e, em troca, conseguir dele informações que vão permitir o aprofundamento dessa relação, seja pelo envio de e-mails, telefonemas ou outras formas de contato personalizadas.

A partir desse momento é necessário usar ferramentas que permitam automatizar o marketing para obter informações cada vez mais detalhadas para estreitar a confiança na sua marca e permitir saber se esse lead é ou não um possível cliente.

Comunicação no fundo de funil

Agora é chegada a hora de oferecer a esse possível cliente os produtos e serviços que mais se encaixem como resposta às suas necessidades e desejos. Demonstrações, canais para vendas, vale aqui criar e estabelecer ações que levem o consumidor – que já confia na marca – a investir nos seus produtos e serviços.

Como o funil de vendas é utilizado?

Com a competição feroz dos dias de hoje, é preciso pensar em estratégias que permitam a uma marca se destacar frente à concorrência. Isso significa que, ao aplicar o funil de vendas, as equipes de marketing e vendas vão se esforçar em colocar em prática ações duradouras, que permitem não apenas a venda de um produto ou serviço, mas o estabelecimento de uma relação de confiança, algo que resulta na fidelização da clientela.

Isso significa, em termos práticos, que esse investimento permite à empresa criar clientes fieis à marca, que vão espalhar e repetir as suas boas experiências diante do mercado. Isso tem um impacto certeiro nos custos, já que é muito mais barato investir na fidelização do que na constante conquista de novos (e eventuais) consumidores.

A questão que fica é: como a sua marca investe no funil de vendas para captar e manter a base de clientes? Divida suas dúvidas e opiniões nos comentários!

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.