Em tempos de crise econômica, muitas organizações percebem a necessidade de reformular seus processos, retomar o crescimento nas vendas, reduzir os custos operacionais e principalmente atrair e reter clientes.

Pensando nisso, preparamos este artigo com as 6 melhores dicas para conquistar um cliente e ter maiores chances de fidelizá-lo.

Quer saber um pouco mais sobre essas táticas infalíveis? Acompanhe este post e confira!

1. Utilize mais canais de comunicação

Para que a sua mensagem de fato chegue ao cliente, é preciso marcar presença nos principais veículos de comunicação que tenham a audiência do seu consumidor.

Muitas empresas caem no erro de investir em poucos canais de comunicação, o que na maioria das vezes pode representar perdas significativas nas vendas.

Para não cometer a mesma falha, estude o perfil do seu público-alvo, identificando os melhores canais para a sua realidade, a fim de aumentar as chances de atrair e reter o seu cliente.

2. Mantenha o contato mesmo após a venda

Não basta somente atrair o comprador. Caso a marca não ofereça um bom produto ou serviço, de nada valerá todo o esforço com a produção de campanhas para a prospecção de clientes.

O ideal é alinhar as táticas de atração com as estratégias de retenção, como nas ações de pós-venda. Para ter êxito nessa tarefa, mensure a satisfação de seus consumidores com pesquisas e ofereça um bom suporte em casos de possíveis dúvidas ou reclamações.

3. Forneça conteúdo de valor para conquistar um cliente

Muitas empresas já trabalham com marketing de conteúdo, oferecendo dicas, posts, workshops e tutoriais totalmente gratuitos aos seus clientes. Isso tem contribuído bastante na atração e retenção de seus principais compradores.

Aprenda a utilizar o marketing de conteúdo para fortalecer o seu relacionamento com o público-alvo. Caso a sua empresa venda produtos para emagrecimento, por exemplo, disponibilize dicas sobre alimentos que auxiliem na redução de peso.

Por outro lado, se você trabalha vendendo roupas, crie conteúdos sobre como combinar diferentes tipos de peças e acessórios.

4. Especialize-se em seu público-alvo

As ações que são direcionadas com foco no público-alvo têm muito mais chances de serem convertidas em vendas altamente lucrativas. Por isso, canalize a sua comunicação para seus clientes em potencial e crie produtos e serviços sob medida para atendê-los.

Invista em pesquisas na internet, utilizando as redes sociais para saber um pouco mais sobre seus futuros consumidores e suas preferências. Aproveite também para oferecer brindes ou amostras de seus produtos para os compradores.

5. Utilize storytelling

Você conhece o storytelling? A arte de contar histórias tem sido utilizada com bastante sucesso por muitas empresas a fim de criar uma conexão emocional com seus clientes, por meio de narrativas que tragam algum sentido ou propósito para determinada marca.

Para se sair bem utilizando essa ferramenta, identifique qual é o objetivo da história (vender algo ou promover a marca, por exemplo) para ter uma ideia mais clara de todo o conceito que você deseja transmitir com a narrativa.

6. Tenha empatia

Para ter maiores chances de conquistar o cliente, a marca precisa criar um discurso que vá de encontro com as necessidades e desejos daquele consumidor.

Colocar-se no lugar do outro pode nos dar a visão sistêmica das suas reais necessidades, o que contribui bastante para elaborar estratégias de atração e retenção eficazes.

Para estabelecer essa conexão, estude o comportamento de compra de seus clientes, utilizando softwares que extraiam da base de dados disponível informações que sejam relevantes para a formulação de produtos e serviços inovadores.

Agora que você já conhece as melhores dicas para conquistar um cliente, saiba um pouco mais sobre marketing de relacionamento para potencializar seus resultados e tornar a sua marca referência em seu segmento de atuação!