A organização é uma das tarefas mais árduas para os vendedores. Agendar reuniões, escolher as melhores leads, marcar follow-ups, bater metas, tudo isso se torna uma bola de neve que pode atrapalhar o rendimento da sua equipe. O CRM — Customer Relationship Management — software indispensável para times de venda de sucesso, pode te ajudar nesse processo. Saiba agora como usar um CRM para alavancar suas vendas. Acompanhe!

O que é CRM

CRM é a gestão de relacionamento entre marca e clientes por meio de um software que automatiza todo esse processo. Basicamente, o programa armazena e organiza informações sobre seus clientes e leads para ajudar no processo de venda.

Como usar um CRM para organizar o time de vendas

O primeiro passo para alavancar suas vendas é a organização. A quantidade de informações que um negócio consegue captar sobre seus possíveis clientes — e, claro, de clientes atuais — é muito grande, mas como fazer bom uso delas?

Um CRM sistematiza todos esses dados e facilita o acesso. Assim, todo o seu time de vendas consegue consultar informações sobre um cliente, agendar reuniões, emitir relatórios e acompanhar as metas estabelecidas para ele e para o time.

Reduzindo a burocracia

Processos podem dificultar muito a vida dos departamentos. São diversas permissões, relatórios e outros documentos que são necessários para a manutenção e otimização das ações. Mas, convenhamos, isso pode demorar, dependendo de quantas pessoas estão envolvidas.

O CRM agiliza os processos e reduz a burocracia, concentrando todas as etapas de uma venda e gerenciamento do time em um só lugar. Assim, seus vendedores reduzem o tempo que gastam preenchendo planilhas e relatórios, e se concentram em realmente vender.

Monitorando o processo

O processo de venda diz muito sobre o rendimento do time, dos profissionais e da empresa, por isso é importante acompanhá-lo de perto. O software de CRM permite que gestores e gerentes meçam o rendimento do time, o que é uma maneira de encontrar oportunidades, corrigir falhas e, claro, aumentar as vendas!

Organizando os follow-ups

Follow-ups são parte integral de uma venda de sucesso. É preciso manter o contato com os possíveis clientes e caminhar para o fechamento da venda. Mas organizar todas as reuniões, agendar tudo com a periodicidade certa e acompanhar os clientes é um trabalho considerável. Sem follow-ups, não há venda! Dentro do CRM é possível organizar todos esses contatos e garantir que todas as reuniões de fato aconteçam de forma organizada.

Aumentando a receita da empresa

Com a otimização dos processos e organização da rotina dos vendedores, sobra tempo para eles fazerem o que mais importa para a sua empresa: vender! Com mais tempo para entrar em contato com clientes e uma rotina diária melhor organizada, as chances de fechar mais vendas aumentam consideravelmente, assim como a receita do negócio.

O CRM é uma ferramenta indispensável para empresas que desejam tirar o melhor do seu time de vendas. Organização e informação são indispensáveis para vendedores que desejam fechar mais negócios. Nesse sentido, o software é a escolha certa para alavancar suas vendas.

Agora que você já sabe como usar um CRM para alavancar suas vendas, que tal adotar um na sua empresa? Deixe as suas dúvidas e comentários abaixo, participe!