Entenda porque a régua de relacionamentos deve fazer parte de seu processo de vendas

processo de vendas Nov 25, 2020

Como instigar o relacionamento dos potenciais clientes com sua marca de forma assertiva e eficiente? Esse é o papel da régua de relacionamentos. Entenda!

Na estrutura do seu processo de vendas, há uma atenção especial à régua de relacionamentos? Caso a resposta for “não”, saiba que é um erro que pode lhe custar muitas vendas.

Hoje em dia, vender não é apenas uma questão de existir ou aparecer — como no passado. A alta competitividade e os novos comportamentos dos consumidores alteraram o espectro das coisas.

Por isso, empresas que resolvem problemas de forma proativa se destacam.

E isso passa por uma série de fatores.

No caso das estratégias de vendas e marketing, podemos citar algumas, como outboud, inbound e self-service.

Porém, a palavra-chave para realizar uma conversão é o relacionamento. Esse é o grande diferencial de empresas com altos números de vendas.

E muito além disso, conforme uma dados da Salesforce, 51% dos líderes de vendas creem ser essencial focar em relacionamento com clientes para aumentar a retenção!

No entanto, como instigar o relacionamento dos potenciais clientes com sua marca de forma assertiva e eficiente? Esse é o papel da régua de relacionamentos.

Nesse conteúdo, vou te explicar um pouco mais sobre esse recurso, como funciona e como aproveitá-lo em sua empresa. E aí, pronto para aprender? Então siga a leitura!

O que é uma régua de relacionamento?

A régua de relacionamento é um recurso próprio do processo de marketing que promove diferentes ações para alavancar vendas e promover o relacionamento com o cliente.

As ações de uma régua de relacionamento levam em conta, principalmente, a jornada de compra do cliente. Assim, são criadas especificamente para aplicação em diferentes etapas, com intuito de conduzir a pessoa pelo funil de vendas.

Posso lhe afirmar que uma estratégia de marketing bem feita deve ter uma régua de relacionamentos.

É através desse recurso que sua empresa não deixa os leads com perfil compatível ao seu negócio “escaparem”.

Afinal, por meio de ações pontuais definidas na régua, estimula o relacionamento com esse lead até o ponto de convertê-lo em cliente — e mesmo após, para fidelizá-lo.

Como funciona?

A régua de relacionamentos funciona de diversas formas, com ações em diferentes canais e mídias.

Isso é importante de se esclarecer, pois vejo muita gente entendendo que apenas ações de e-mail marketing cabem.

Mesmo sendo um dos canais mais relevantes, sua régua de relacionamentos pode considerar outros, como:

SMS, mensagens em redes sociais, ligações telefônicas, etc.

Seu funcionamento varia de acordo com o objetivo da empresa e o perfil do consumidor, bem como o estágio do lead no funil e na jornada de compras.

A régua de relacionamentos começa a “agir” no primeiro contato do lead com a empresa, através de seus diversos canais.

A partir daí, é preciso avaliar seu perfil e entender com quais ações de comunicação e relacionamento proceder.

Exemplos de ações de uma régua de relacionamentos

Vou te dar um exemplo mais comum, de um lead que se inscreve no formulário de newsletter em seu blog.

Ele automaticamente entra em sua base de leads com um perfil bem sucinto (no máximo nome, empresa e endereço de e-mail) e um interesse: consumir seu conteúdo.

A primeira ação da régua de relacionamentos poderia ser um e-mail de boas-vindas.

Dependendo do seu conteúdo, você já poderia “testar” o interesse do lead com alguns CTAs para materiais/landing pages mais avançadas no funil.

Caso ele clique e faça download do material, você tem em mãos um lead mais quente e pronto para avançar no funil.

Caso não, você continua enviando suas newsletters e, através da leitura do seu comportamento, enviando conteúdos mais específicos.

O objetivo é conduzi-lo pelo funil até o ponto em que esteja maduro para receber uma ligação do setor de vendas, por exemplo.

Agora, se o seu negócio é um e-commerce, qual seria a primeira ação? Talvez um e-mail com cupom de desconto de boas-vindas.

Em seguida, através da análise de comportamento, você poderia criar descontos exclusivos ou promoções segmentadas conforme seu interesse.

Outras ações de uma régua de relacionamentos podem ser:

  • Atualizações sobre renovações de serviços ou novos pacotes;
  • Mensagens de felicitações em datas comemorativas (aniversário, dia da mulher, dia dos pais, etc).
  • Estratégias de pós-venda, como pesquisas de satisfação, conteúdos exclusivos e descontos especiais para fomentar sua fidelização;

Por que a régua de relacionamentos é tão importante em todos os estágios do funil?

A régua de relacionamentos traz vários benefícios pois humaniza o seu contato com o cliente ou potencial cliente. E isso pode fazer toda diferença na experiência que ele terá com sua marca.

O contato próximo, o interesse em resolver suas dores e a proatividade em oferecer soluções e conteúdos podem ser decisivas na hora dele tomar uma decisão.

E isso faz toda diferença em um mercado tão competitivo como o atual.

Portanto, a presença de uma régua de relacionamentos abrangente, que vá do topo ao fundo do funil, do começo ao fim da jornada de compras, é essencial!

Agora que você tem as informações em mãos, que tal construir uma régua de relacionamentos em sua empresa e colocá-la em ação? É a certeza de bons resultados!

E se precisar de ajuda, conte comigo e com toda a equipe da Pipehline, uma agência especializada nas principais e mais efetivas estratégias de marketing digital!Que tal entender como a gente te ajudaria a construir a melhor régua de relacionamentos? É só falar conosco!

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