Muitos diretores e gerentes já viveram situações em que apresentaram ótimas ofertas e condições a clientes potenciais, mas acabaram recebendo um não como resposta.

No entanto, uma resposta negativa não quer dizer que se deve desistir do cliente e buscar outros que possam fechar negócio. Na verdade, vender um produto ou serviço é um processo, e isso envolve conhecer o cliente, identificar e eliminar todas as barreiras à compra.

Para ajudá-lo a melhorar os resultados do seu negócio, listamos aqui as 6 principais objeções em vendas. Confira!

1. É muito caro

Essa barreira pode ser chamada de aversão à perda, ou seja, o cliente pensa que o dinheiro gasto pareça uma perda. Caso compre, o cliente pode acreditar que estará abdicando de algo, o que o fará hesitar na hora de fechar o negócio.

Em alguns casos pode acontecer também de o cliente realizar a compra e depois de tomada a decisão se arrepender, o que é chamado de “remorso do comprador”.

2. A oferta não aparenta ser a melhor

Muitos clientes podem receber uma oferta e acreditar que não foram apresentadas as melhores condições e preços mais acessíveis. Isso pode afastá-los da empresa e atrapalhar qualquer negócio.

3. Não vai funcionar

Outra objeção muito comum em vendas é o fato de os clientes acharem que a oferta ou o item em questão não poderá proporcionar os benefícios mostrados ou atender às suas expectativas. Isso pode levá-los a decidir pela não realização da compra.

4. Não funcionará para mim

Muitas vezes, o potencial cliente pode enxergar uma oferta ou produto como boa para outras pessoas, mas não para ele.

Ao deparar com o item em questão, a pessoa acredita que pode proporcionar muitos benefícios para outras pessoas, considerando-se um caso à parte e criando aversão muito grande ao negócio.

5. Prefiro esperar

Em outras situações, o cliente potencial sabe que existe um problema e que ele carece de uma solução, mas acaba optando por esperar e levar a situação conforme o caso.

Essa espera, muitas vezes, é psicológica, pois as pessoas acreditam que o momento possa melhorar e optam por esperar. Muitas vezes é o contrário, o que pode levar ainda a um arrependimento futuro por não ter realizado a compra em tempo hábil.

6. Dá muito trabalho

Obviamente existem produtos ou itens que carecem de certo esforço dos clientes, o que pode fazer com que eles desanimem e desistam de realizar a compra. Muitas vezes, as pessoas acabam pensando que será difícil lidar com a oferta ou produto em questão, tornando-se uma grande objeção.

Para que todas as objeções em vendas sejam neutralizadas e até mesmo superadas por parte dos gestores e diretores, é preciso apresentar uma oferta e um processo de venda simples, fácil e totalmente voltado ao perfil do cliente.

É muito importante lembrar que cada cliente possui uma personalidade e gosto, por isso deve-se sempre procurar conhecê-lo e adequar-se a ele, apresentando o que mais condiz com o tipo de cliente e fazendo com que a venda aconteça de forma natural.

Gostou de saber quais são as principais objeções em vendas? Conhece mais alguma que não citamos aqui? Conte pra gente aqui nos comentários!