Estratégia de vendas 2021: é hora de ver o que funcionou até agora

estratégia de vendas Jul 14, 2021

Te explicamos como transformar sua estratégia de vendas para ter sucesso ainda em 2021 e se preparar para entrar com o pé direito em 2022!

O último um ano e meio certamente teve seus desafios, tanto pessoais ou profissionais. É por isso que revisar sua estratégia de vendas é uma tarefa mais do que necessária.

E falamos sério, independentemente de sua empresa ter superado suas metas de vendas ou ter tido dificuldade para se manter à tona.

É necessário descobrir uma maneira de definir suas metas de vendas para o restante de 2021, bem como se preparar para um novo (e promissor) 2022!

Nesse conteúdo, vamos te mostrar algumas dicas para que você alcance esse patamar de inovação estratégica e esteja preparado para o que vem por aí. Continue a leitura!

A sua estratégia de vendas e a necessidade de mudar

Afinal, como deve ser uma estratégia de vendas? Essa resposta pode mudar de ano para ano e até mesmo de mês para mês.

Em 2020, em questão de meses, a realidade de todas as empresas tinha simplesmente se transformado.

O que infelizmente levou muitos negócios à falência.

No entanto, os que sobreviveram, aprenderam que a resiliência é uma característica corporativa das mais importantes.

Porém, veja bem: esse é um cenário que, em menor escala, acontece diariamente.

Conforme os métodos de marketing e vendas crescem e evoluem, os algoritmos do Google mudam, novas plataformas de mídia social são reveladas e a tecnologia emergente muda a forma como vivemos nossas vidas, o mundo do marketing e das vendas também deve mudar.

É por isso que você pode olhar para sua estratégia de vendas atual e ver uma dúzia de maneiras de ajustá-la.

É normal!

Afinal, você quer que seja o melhor possível. Ainda mais, você quer ter certeza de que seja perfeito.

Essa mudança é natural e, de todos os prismas, é benéfico: coloca sua empresa em alinhamento com as transformações que ocorrem no mercado, permitindo adequação às novas necessidades do seu consumidor — que, veja bem, pode ser outro daquele que você mapeou há 6 meses.

E 2021 é um ano em que esse pensamento deve ser exercitado e a mudança da estratégia deve ser colocada em prática.

Como incrementar a estratégia de vendas para ter melhores resultados no segundo semestre?

Agora que você já sabe a importância de transformar sua estratégia de vendas, é hora de descobrir como fazer isso na prática.

Talvez você se pergunte: "Ok, não seria o mesmo que refazer a estratégia de vendas?".

Quase lá, mas há alguns elementos que devem ser incorporados ao que você já fez até aqui, neste primeiro semestre, certo?

Vamos organizar os pensamentos e te mostrar como, venha conosco:

1# Analise os resultados: quais os sucessos e as falhas?

Antes de qualquer mudança em sua estratégia de vendas, vale parar e olhar para os últimos seis meses.

Afinal, quais os resultados deste primeiro semestre? Quais objetivos definidos foram atingidos e quais não foram? E os porquês desses resultados?

Avalie os dados dos clientes:

Quem comprou de você? O que eles compraram? Quantos? Foi uma venda única ou esse cliente se tornou regular? Quem são os seus principais clientes e eles continuarão a comprar com você neste semestre e em 2022?

Além disso, houve alguma transformação significativa na sua operação ou estratégia que você implementou/investiu e que apresentou bons resultados? Se não, por que houveram falhas?

Essas informações vão servir de base para você lapidar sua nova estratégia de vendas, permitindo que foque nos sucessos em vez de insistir nos fracassos.

2# Revise o planejamento

É hora de sentar e analisar a documentação, entendendo os pontos falhos do seu planejamento.

O passo anterior já deve ajudar a identificar o que deve ser melhorado, mas sugerimos incrementar o processo com uma análise SWOT.

Assim, você vai mapear forças, fraquezas, oportunidades e ameaças à empresa e sua operação.

3# Revise suas personas [especial para 2021]

Em 2021, experimentamos um ano de renovação. Por isso, uma tarefa essencial para você nesse momento é revisar suas personas.

Ou seja, redefinir seu público-alvo e o perfil de cliente ideal, entendendo qual deles faz parte de sua estratégia de marketing de conteúdo.

Afinal, HOJE, você tem uma ideia clara de quem está tentando alcançar?

Certifique-se de que esse público-alvo esteja claramente definido. Pergunte a si mesmo:

  • Quais aplicativos eles usam?
  • Onde eles conseguem suas notícias?
  • Como sua empresa pode se conectar com eles?
  • Eles continuam consumindo o mesmo tipo e formato de conteúdo?
  • Há algo que você possa fazer para melhorar a forma como os alcança?

4# Redefina os objetivos de marketing e vendas

Seus objetivos são apenas seus — e nós não podemos afirmar se A é melhor que B ou o contrário.

No entanto, podemos recomendar que você revise (para baixo ou para cima) seus objetivos de vendas (e de marketing, claro)!

O que você deseja alcançar neste semestre e como quer entrar em 2022? Falta muito para bater suas metas organizacionais?

Recomendamos que você estabeleça metas seguindo o método SMART, ou seja, que essas metas sejam:

  • S - Specific (Específico)
  • M - Measurable (Mensurável)
  • A - Attainable (Atingível)
  • R - Relevant (Relevante)
  • T - Timely (Oportuno)

5# Implemente métodos inovadores para transformar seus processos

Por fim, que tal inovar nesse fim de 2021?

Se você identificar a oportunidade de transformar processos em busca de melhores resultados, o Growth Hacking pode ser uma forma de conseguir isso!

Com ele, você e seu time atuam de modo a encontrar hacks nos processos internos que levem a uma operação mais eficiente, que potencialize o crescimento do negócio.

Agora, que tal levar essa transformação adiante? Converse com a Pipehline!

Somos especialistas em negócios, ajudando você a aplicar estratégias de marketing e vendas inovadoras. Nós podemos ajudar você a evoluir o patamar do seu negócio.Converse conosco e descubra como!

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