Gerar leads qualificados é um desafio para qualquer empresa, que passa inclusive pela estruturação das equipes e do planejamento estratégico, costurando eficientemente as ações do marketing e do departamento comercial da sua empresa. Uma grande novidade é a figura do SDR, que promete mudar a forma como sua companhia capta e qualifica leads para alimentar sua estratégia de vendas.

Ainda não está familiarizado ao conceito de SDR e aos benefícios que ele pode trazer para a sua organização? Acompanhe o post de hoje, saiba como gerar leads qualificados para o seu time de vendas e conheça melhor quem é o SDR e qual o seu papel no fluxo entre marketing e equipe comercial!

Quem é e o que faz o SDR?

O Sales Development Representative (SDR) é um profissional de inteligência e pesquisa estratégica responsável por identificar, selecionar e qualificar os contatos que deverão suprir a força de vendas com contatos de possíveis clientes (leads) já qualificados e com informações úteis para a composição das estratégias de abordagens a cada um deles.

Como montar um time de SDR

Sua equipe de vendas precisa do suporte de identificação e qualificação de leads para ser produtiva e alcançar suas metas.

Para montar um time de SDR na sua empresa, primeiro é necessário conhecer o perfil desse tipo de profissional: pessoas curiosas e organizadas, que valorizam o trabalho em equipe e que desenvolvam uma metodologia de trabalho eficiente para identificar os possíveis clientes e fornecer as melhores informações ao seu respeito.

Essa estrutura deve ser acrescentada à sua estratégia comercial, diminuindo o tempo de análise de prospects e reduzindo a janela de reação da equipe de vendas, integrando todo o processo e eliminando possíveis rupturas na estruturação das equipes.

Busque especialistas em SDR

Estruture a sua equipe com profissionais especialistas na identificação e qualificação de leads, buscando principalmente aqueles com experiência na sua área de atuação. Esse tipo de especialista costuma resultar em melhores taxas de conversão por causa da sua atuação incisiva, reduzindo custos no processo de vendas.

Desenvolva talentos

Aprenda a identificar dentro das suas equipes atuais quais são os profissionais com as características principais de um bom SDR para integrar o seu time: pessoas metódicas, com faro aguçado para as minúcias de mercado, sensibilidade para realizar a sondagem dos contatos e descobrir o que vale a pena inserir no sales pipeline.

Comece com pelo menos 2 SDRs

Os especialistas dizem que, se você vai contratar um SDR, contrate dois. A ideia é, basicamente, de que você precisa de um SDR experiente e um que aprenda com ele para ganhar experiência e crescer o time. Além do mais, contando com apenas um profissional especialista em qualificação e seleção de leads de qualidade você não tem referências para comparar o desempenho da sua equipe e determinar eventuais fraquezas ou rupturas no seu processo.

SDR é o caminho para leads qualificados

Selecionar, identificar, sondar e informar são as principais atribuições que fazem do profissional de Sales Development Representative essencial para aumentar o desempenho da sua força de vendas. Ficou alguma dúvida a respeito de como gerar leads qualificados? Compartilhe seu comentário abaixo e não deixe de conferir os próximos posts para você se manter sempre atualizado!