Com certeza você já ouviu falar sobre a importância do marketing B2B para empresas. Mas é muito comum encontrarmos profissionais que não entendem com clareza o que é esse tipo de marketing, por que ele é importante para as empresas e como ele influencia nas vendas. Por isso, preparamos este post especialmente para você conhecer tudo sobre marketing B2B. Acompanhe!

O que é marketing B2B

O marketing B2B relaciona-se às táticas para desenvolver relações entre empresas. Elas são usadas principalmente por negócios que vendem para outros negócios, como fornecedores e prestadores de serviço.

São ações que procuram conquistar novos clientes e também nutrir um relacionamento duradouro com os atuais, envolvendo desde a gestão de marca corporativa até a fidelização de clientes.

Quais são os seus principais objetivos

O foco do marketing B2B é criar uma comunicação completa para o negócio. Mercados corporativos possuem necessidades diferentes de outros, e por isso são necessárias ações também diferenciadas para conquistar clientes.

Esse também é um dos principais objetivos: atrair novos compradores. Porém, não se limita a isso. A gestão de marca é um fator de peso para mercados B2B, já que a diferenciação se dá por qualidades inerentes àquela empresa.

Outro objetivo de grande peso é a fidelização de clientes. Muitas empresas firmam contratos duradouros com seus compradores e é preciso que esse relacionamento seja gerenciado ao longo de vários anos.

Como ele influencia nas vendas

Como a relação ocorre diretamente entre empresas, o marketing B2B ajuda no processo de venda através de um acompanhamento próximo da transação, monitoramento da qualidade do serviço e pesquisa de satisfação dos clientes.

Isso ocorre durante e após a venda ser concretizada. Mas, antes disso, o marketing é muito importante para conquistar leads, qualificá-los e, então, fornecer para o time de vendas oportunidades de compra mais preparadas para fechar negócio.

Como é a segmentação para o mercado B2B

A segmentação é uma parte importante do marketing. Ela ajuda a empresa a encontrar demandas, oportunidades, e a analisar o consumidor para encontrar suas preferências e comportamentos. Na hora de vender, a segmentação é o que vai ajudar o negócio a determinar qual o mercado mais atrativo, indicando quais públicos estão alinhados ao seu serviço e traçando estratégias de venda mais eficientes. A segmentação pode ser baseada em dados demográficos, geográficos, psicográficos ou comportamentais.

Para segmentar bem o público em um mercado B2B é preciso ter em mente o tipo de produto e o perfil da organização. Se o seu negócio oferece apenas um produto, você pode criar segmentos únicos de empresas que podem se tornar clientes. Se existir um mix de produtos, segmente possíveis de clientes de acordo com cada um deles.

O marketing B2B ajuda empresas a firmarem relacionamentos com seus clientes corporativos e também a vender mais! Para ter sucesso com a sua estratégia, é preciso definir objetivos claros.

E você, já conhecia o marketing B2B? Já pensou em aplicar na sua empresa? Aproveite os comentários e conte para a gente suas experiências e opiniões. Continue acompanhando o blog e até a próxima!