O inbound marketing já provou sua eficácia em muitas empresas, atraindo e fidelizando clientes por meio de conteúdo interessante e útil, construindo relacionamentos que vão além da simples comercialização. Entretanto, muitas pessoas que não conseguem esses resultados ficam se perguntando: por que minha empresa não tem um inbound marketing eficiente?

A resposta pode estar na maturidade da sua empresa para usar este tipo de estratégia ou ainda nos objetivos que você está tentando atingir com o inbound marketing. Ele é extremamente eficaz, quando aplicado da forma correta, portanto, antes de qualquer coisa, faça estas perguntas a si mesmo:

Preciso urgentemente de leads?

Se a sua resposta é sim, você não deve pensar em inbound marketing como a solução desse problema. Isso porque marketing de atração é uma estratégia de médio e longo prazo, ou seja, não é no dia seguinte à criação do seu blog que você vai ter 100 leads inscritos. Leva tempo para chamar a atenção e criar confiança no público online. Nesse caso, o melhor seria investir em estratégias de links patrocinados e anúncios em redes sociais para atrair um público mais qualificado, isto é, pronto para a compra.

Meu time de vendas é qualificado?

Por mais que sua estratégia de inbound marketing seja impecável, se o seu time de vendas não está pronto para receber os leads e transformá-los em clientes, você não terá êxito. É como se você fosse técnico de um time de futebol e o seu meio-campo fosse indestrutível, mas seu ataque não fosse de nada. Neste sentido, mantenha uma equipe de vendas bem treinada, antenada com as novidades do mercado, conhecedora dos seus produtos e serviços e, mais do que nunca, pronta para a conversão.

Eu tenho uma cultura de smarketing?

Smarketing é o alinhamento entre marketing e vendas, transformando essas duas equipes, costumeiramente antagônicas, em um time forte e unido. Marketing dá início à sua estratégia de inbound marketing e passa para vendas somente leads qualificados. Então vendas usa estratégias de inbound sales para fechar o negócio e conquistar o cliente, devolvendo-o para que o marketing trabalhe a fidelização.

Como você pode ver, é um processo cíclico, que depende das duas competências, marketing e vendas, para dar certo. Se você ainda não implementou uma cultura de smarketing na sua empresa, chegou a hora de fazê-lo.

Eu acredito que só com inbound posso me dar bem?

Se você está pensando “minha empresa pode se dar bem só com inbound”, pare e repense. Para ver os resultados de uma boa estratégia de inbound marketing, você deve esperar pelo menos um ano. E até lá, como sua empresa fica? Inbound marketing é uma das estratégias de marketing digital que você deve ter no seu mix de marketing. Existem muitas outras que podem trazer resultados mais imediatos e ainda reforçar o seu inbound, como as estratégias de publicidade paga.

Ficou com ainda mais perguntas do que no início? Não sabe se sua empresa está realmente preparada para o inbound marketing? Busque uma empresa especializada que possa te ajudar a identificar suas necessidades e, com isso, construir uma estratégia de inbound marketing de sucesso!

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