Antes de falar o que é e como funciona o Inbound Marketing, precisamos entender que em nossa língua ele pode ser chamado de ‘marketing de entrada’, mas também tem sido conhecido por alguns como ‘marketing de atração’.

Aqui na Pipehline preferimos chamá-lo de novo marketing, já que o Inbound é uma estratégia inovadora que tem como foco ganhar o interesse das pessoas e fazer com que seus potenciais clientes encontrem sua marca e te procurem.

O antigo marketing, chamado de Outbound Marketing, é estratégia que conhecemos até hoje por buscar e oferecer produtos ou serviços para o público em geral (Outdoors, Telemarketing, Mídia falada e escrita, etc.). O Inbound Marketing faz exatamente ao contrário. Seu objetivo é atrair os potenciais clientes até a empresa, fazer com eles se comuniquem com você, entender melhor as necessidades deles e por fim, encantá-los. Mas chega de papo e vamos que interessa, o que é e como funciona o Inbound Marketing!

O que é e como funciona o Inbound Marketing?

Inbound marketing possui como uma de suas bases o marketing de conteúdo, centrando na criação e compartilhamento de conteúdo de qualidade para trazer as pessoas certas para a sua empresa. Neste caso, é preciso alinhar o conteúdo com os interesses do seu público-alvo, assim você irá atrair visibilidade e novas visitas não apenas nos meios digitais, mas também em sua própria empresa gerando mais leads qualificados, fechando negócios e conquistando a fidelidade dos clientes.

Em resumo podemos dizer que o Inbound marketing é a melhor maneira de transformar estranhos em clientes e promover o seu negócio. Pois, a sua metodologia é adaptada a atual situação de mercado e aos atuais hábitos de compra dos consumidores.

Entendendo o processo do Inbound Marketing

Inbound Marketing combina a criação de conteúdo com automação de marketing e possui uma metodologia baseada em quatro ações:

  • Atrair o tráfego de visitantes;
  • Converter visitantes em leads;
  • Fechar leads em clientes;
  • Encantar os clientes para que se tornem promotores da sua marca.

Todas essas etapas são feitas por meio de ações e técnicas integradas (SEO, blog, mídias sociais, e-mail marketing, landing pages, etc), que são monitoradas constantemente, assim é possível mensurar e analisar os resultados, para que as táticas sejam aprimoradas continuamente.

A busy workspace with an iMac, a MacBook and an open notepad
Photo by Grovemade / Unsplash

Ao publicar o conteúdo certo no lugar certo, o marketing torna-se relevante e útil para seus clientes e não interruptivo. Assim, ele ganha a atenção dos potenciais clientes e conduz os consumidores para o seu site, através da geração de um conteúdo que o seu público-alvo considera relevante.

Dessa forma, o Inbound marketing ajuda sua empresa a se consolidar no mercado e gerar mais leads qualificados, além de colaborar para a conversão desses leads, aumentando o número de clientes e mensurando os resultados.

É uma estratégia complexa, focada no público-alvo (persona), planejada e que reúne as melhores ações de marketing para atrair o público certo para a sua empresa e fazer esses leads passarem por todas as etapas do funil de venda até estarem prontos para se tornarem um cliente, e depois, clientes satisfeitos e fidelizados.

Agora que você já sabe o que é e como funciona o Inbound Marketing, comente a baixo sua opinião e a forma que deseja utilizar para alavancar suas vendas, estamos sempre dispostos a ajudar.

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