O que mudou no seu atendimento comercial nos últimos tempos e como resolver tudo pelo home office?

home office Aug 11, 2020

Está no home office e quer aprimorar suas práticas de atendimento ao cliente? Confira nossas dicas e otimize a sua gestão de processos!

A pandemia de Covid-19 obrigou as empresas a tomarem medidas drásticas para garantir o isolamento social. Entre elas, uma das principais foi a adoção do home office. Durante meses, esse tem sido o panorama produtivo de incontáveis companhias. Entre desafios e adequações, uma situação se destaca: o atendimento ao cliente. Afinal, o que nele mudou com o home office e como, constantemente, melhorá-lo?

Se no escritório a missão era padronizar os processos, com o home office as inseguranças crescem. Agora, é preciso algo muito além do que apenas a padronização das execuções, mas canais bem definidos de comunicação — seja com o cliente como entre a equipe.

Essa missão, parte essencial de uma gestão vencedora, deve ser um dos objetivos dos gerentes da empresa.

Afinal, manter — ou mesmo elevar — o nível do atendimento ao cliente vai garantir a continuidade da sua carteira de negócios, mantendo o fluxo de caixa estável.

Porém, como garantir a integridade desse atendimento? Agora que os processos ocorrem via home office, esticar as mãos dos gestores e abraçar os setores, integrando tudo parece mais difícil… Certo?

Bom, não é.

E neste artigo vamos mostrar como.

Além de elucidar o que mudou no seu atendimento ao cliente, vamos explorar formas de melhorar esse processo, contribuindo para seu setor de vendas e também de suporte.

Confira!

5 dicas para melhor o atendimento ao cliente durante o home office da sua empresa

Com uma operação focada no ambiente digital, alguns processos de controle e gestão devem ser repensados. Afinal, trata-se de uma realidade nova e volátil, para o bem ou para o mal: tudo pode fluir de forma integrada ou simplesmente ser um caos.

A diferença entre um cenário e outro é a sua capacidade de gerenciar os processos e ferramentas.

1# Centralize os atendimentos com ferramentas eficientes

Uma das formas mais eficientes de assegurar a qualidade do atendimento ao cliente é centralizar as ferramentas para isso. Claro, muitos follow-ups são feitos por telefone, mas há trocas de informações constantes em outros canais.

Pense em ferramentas úteis para manter um padrão, como ferramentas de videoconferência que todo time de vendas e suporte utilize. Além disso, para demais conversas, procure centralizar tudo em e-mails.

Dessa forma, é possível registrar os dados com mais facilidade.

2# Mantenha o foco na satisfação dos clientes

Como sempre, busque tomar as decisões de acordo com as dores do seu cliente.

Isso quer dizer que a escolha, por exemplo, de ferramentas para o atendimento deve ser feita levando suas preferências em conta.

3# Procure registrar (e incentivar o registro) de atividades

Com seu time, busque centralizar e organizar o registro proativo de atividades. Esse relatório, que pode ser simples, vai descrever sua atuação home office durante todos os dias.

Dessa forma, você pode entender onde há gargalos de produtividade. Outra forma é apostar em softwares que fazem isso automaticamente, monitorando a atuação — mesmo home office.

4# Gerencie constantemente a atuação do seu time

Com isso, outra dica é reforçar a gestão de equipe. Ou seja: o time, suas tarefas diárias, semanais e mensais, seu nível de entregas, seu atendimento ao cliente e suporte.

Peça feedbacks tanto dos funcionários, para entender se há algum atrito em sua atuação, e também dos clientes, procurando por oportunidades de melhoria.

5# Estabeleça reuniões diárias com o time

Uma forma de reforçar a gestão de time enquanto no home office é realizar uma reunião diária com todos.

Ela pode ter um formato de sprint: rápida, objetiva, onde cada um detalhe sua atuação (sucessos, problemas, dúvidas), o que trará uma compreensão bem bacana ao gestor.

O segredo de manter (e melhorar!) o nível do atendimento ao cliente é centralizar a gestão e encontrar os canais preferidos — e mais eficientes — para a comunicação. Com isso, é possível estar por dentro de todas as solicitações, agindo com assertividade na resolução de problemas e aproveitando de toda integração que o modelo home office oferece!Quer entender mais dicas para aprimorar a gestão do seu negócio? Fique de olho no Pipehline Insights!

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