Os reflexos da pandemia para quem aposta na Inteligência de Mercado

Inteligência de Mercado Jun 21, 2021

Entenda como a pandemia afetou o mercado e como a Inteligência de Mercado mudou, mas ainda é a melhor solução para sua empresa crescer!

Com a pandemia de Covid-19, o setor de Inteligência de Mercado — ou Business Intelligence — mudou completamente. Agora, na perspectiva do fim da pandemia, quais impactos as empresas que apostam nos dados podem esperar?

Executivos em todo o mundo enfrentam enormes desafios de negócios.

O colapso da demanda dos clientes, modificações regulatórias significativas, interrupções na cadeia de suprimentos, desemprego, recessão econômica e aumento da incerteza.

Como se recuperar diante de um cenário como esse?

Bom, com a ampliação da vacinação, é preciso que as empresas revejam seus planejamentos estratégicos.

Agora, é necessário encontrar novas formas de crescer e se recuperar em 2021.

E a Inteligência de Mercado, mais do que nunca, é a melhor solução. Falamos mais sobre o assunto neste conteúdo. Continue a leitura conosco!

O principal impacto da pandemia: a mudança no comportamento dos consumidores

Para muitas empresas, o impacto mais marcante da pandemia foi o comportamento dos consumidores.

Muito embora há especialistas que citem a situação do supply chain — que se tornou caótica e muito mais complexa, é algo que naturalmente vai voltar ao normal.

No entanto, com o comportamento dos consumidores, não há essa certa.

Foi o que um estudo da consultoria tecnológica McKinsey viu.

De acordo com a pesquisa, a pandemia obrigou o mercado a evoluir “anos em questão de dias ou semanas”.

A consultoria estima que, por exemplo, as entregas de e-commerce evoluíram cerca de 10 anos em 8 semanas. Isso em questão de demanda, tecnologia, experiência, etc.

Fato é que as mudanças de comportamento vão transformar as decisões do consumidor. Ou seja, as suas jornadas de compra podem (e provavelmente irão) se alterar completamente.

E as empresas precisarão se adaptar de maneira rápida e flexível para seguir crescendo e conquistar o sucesso esperado.

Porém, qual a solução para isso? Se pensou em Inteligência de Mercado, está correto.

O uso de dados como solução para potencializar a Inteligência de Mercado

De acordo com um estudo da Research and Markets, o setor de Inteligência de Mercado pode atingir valor de mais de US$ 34,5 bilhões até 2027, com crescimento de 6,4% ao ano.

Para que o seu negócio reencontre o caminho do crescimento, o uso de dados é essencial.

E não falamos de algo científico que exige novas, caras e inovadoras ferramentas.

Mas realmente uma nova visão e um novo tipo de análise em cima dos seus dados de negócio.

É preciso abranger visões macro e micro dos dados para entender as necessidades e projetar as políticas certas para uma organização.

A análise de mídias digitais e sociais também mudou. Agora, ela oferece uma compreensão macro dos interesses das pessoas, hábitos de comportamento e como elas reagem às inovações e produtos da empresa — segmentando tudo.

De fato, a identificação e compreensão das necessidades de um cliente é a prioridade máxima de qualquer modelo de negócio.

Portanto, a análise de dados agora deve ajudar a prever a mudança de comportamento do cliente, através de aprendizado de máquina e PNL (processamento de linguagem natural).

Essa abordagem vai aprimorar as reações e direcionar a comunicação proativa para uma base mais ampla de clientes.

Desse modo, será possível atingir de uma maneira “atualizada” os seus clientes e as suas personas.

Com isso, é possível personalizar e automatizar a comunicação, de maneira que sua empresa otimize resultados e se adéque mais rapidamente às mudanças no comportamento do consumidor.

Como sua empresa pode voltar a investir em Inteligência de Mercado com segurança?

E agora, como sua empresa pode se colocar de volta aos trilhos após toda turbulência causada pela pandemia? A Inteligência de Mercado é a melhor resposta.

Com todo aparato e estrutura estratégica que o I.M. oferece, sua organização pode se colocar à frente da concorrência, analisando de maneira aprofundada os fatores que diferenciam seu negócio — e também seus pontos fracos e oportunidades de melhoria.

Através da análise de dados, sua empresa pode desvendar todos os contornos do seu cliente: seus novos hábitos, preferências e estilo de consumo.

Com isso, pode desvendá-lo em pouco tempo e, com ajuda de relatórios aprofundados, encontrar insights valiosos para compor seu plano de ação.

Agora, como operacionalizar tudo isso?

Com a ajuda de uma empresa especializada em Inteligência de Mercado, comunicação, gestão e novas tecnologias, como a Pipehline!

A Pipehline pode servir de consultoria, bem como atuar diretamente em sua operação, capacitando toda parte Inteligência de Mercado, marketing digital e comunicação da sua empresa.

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