Já ouviu falar em nutrição de leads? Essa é uma estratégia de marketing altamente eficaz para criar um relacionamento com potenciais clientes e, dessa forma, aumentar a taxa de conversão e de vendas do seu negócio.

Ficou interessado? Então continue lendo o nosso post e entenda mais sobre o que é e como fazer um plano de nutrição deleads para o seu negócio!

O que é nutrição de leads

A nutrição de leads é uma estratégia que tem como objetivo criar e manter um relacionamento com potenciais clientes, aumentando a credibilidade e relevância da sua empresa para, quando o momento de comprar chegar, o lead vir até você em vez de procurar por outras soluções.

A importância de nutrir os seus leads

Gerar leads qualificados é uma tarefa bastante importante para gerar mais negócios para a sua empresa. No entanto, coletar os dados de potenciais clientes não é suficiente para aumentar as vendas, uma vez que esses leads podem não estar prontos para efetivar uma compra nesse momento, fazendo com que todo o seu trabalho tenha sido feito em vão.

Uma campanha de nutrição de leads é automatizada, facilitando o processo e fazendo com que não seja necessário destinar um ou mais profissionais para a atividade. Além disso, a automatização permite com que você faça um follow up constante dos leads, de forma organizada e sem falhas.

Por fim, o maior benefício de nutrir leads é o resultado direto que essa estratégia gera para o faturamento da sua empresa. Manter um relacionamento próximo e relevante com potenciais clientes aumenta as chances de conversões e, inclusive, de a pessoa consumir um ticket médio muito maior do que um lead não nutrido.

Passo a passo de um plano de nutrição de leads

Vamos explicar agora o passo a passo para você montar um plano matador de nutrição de leads e potencializar os resultados da sua empresa!

1. Estudo e segmentação de públicos

O primeiro passo para planejar uma campanha efetiva de nutrição de leads é saber exatamente quem são as pessoas que você possui em sua base de clientes potenciais. Avalie e entenda o perfil desses leads e divida-os em alguns grupos. Levante informações como o perfil demográfico, cargo que ocupam e que tipos de materiais elas acessaram ou baixaram no seu site.

2. Definição de estratégias

Um plano de nutrição de leads precisa ser pensado de forma a oferecer a melhor informação para o público no momento certo. Por isso, use as informações coletadas durante a fase de estudo para personalizar os conteúdos e materiais mais relevantes possíveis para cada uma das segmentações.

Crie comunicações pessoais e mostre que você possui grande conhecimento sobre o tema para conquistar a confiança de seus leads. Dessa forma, você conseguirá trabalhar a sua base de leads sem desgastar o relacionamento.

3 . Organização e automação

Agora chegou o momento de organizar os fluxos de envio de e-mails e materiais e automatizar o seu plano de nutrição de leads. Afinal, o objetivo é gerar mais vendas com um processo o mais otimizado possível.

Existem diversas ferramentas que permitem automatizar, não apenas os disparos dos e-mails, mas todo o CRM da sua empresa, permitindo um acompanhamento em tempo real das ações e uma avaliação profunda e valiosa sobre quais iniciativas geram resultados e quais precisam ser revistas.

Conforme você for coletando e analisando as respostas, vá aperfeiçoando o processo e direcionando ainda mais os conteúdos de acordo com o estágio do funil de vendas dos seus leads. Para entender ainda mais sobre o tema, acesse esse link e conheça a fundo o processo da jornada de compra de um cliente!