Por que um bom pós-venda é cada vez mais importante para as empresas?
Que tal parar de perder tempo e descobrir como conduzir o seu processo pós-venda? Confira!
Muito se fala na importância de construir bons relacionamentos com seus clientes. Na sua empresa, essa máxima já é levada em conta na hora de conduzir os negócios? Se não, saiba que deveria! Cada vez mais, se aposta na execução de um bom pós-venda para melhorar os resultados.
E isso vem trazendo ótimos retornos.
Não por menos, uma pesquisa da consultoria PwC descobriu que 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma boa experiência.
É claro que a “boa experiência do consumidor” vai além do mero preço do produto, mas todo pacote que envolve essa valorização:
Atendimento premium, recursos exclusivos e um bom tratamento pós-venda.
Não é por menos que, de acordo com outro estudo americano, consumidores fidelizados tem 5 vezes mais chances de comprar novamente.
Além disso, esses mesmos consumidores costumam ter 4 vezes mais chances de indicar a marca para outros.
E tanto eu como você sabemos do peso do boca a boca, certo?
Portanto, não é uma novidade que táticas como o pós-venda são essenciais para os negócios.
Mas, me diga, você sabe o que é um pós-venda e como aplicá-lo em sua empresa?
É geralmente nesse ponto que vejo muitas empresas falhando — e perdendo oportunidades incríveis de fidelização e up selling.
Que tal parar de perder tempo e descobrir como conduzir o seu processo pós-venda? É só seguir na leitura!
O que constitui um bom pós-venda?
Se criar relacionamentos com os clientes é uma das metas dos negócios hoje em dia, o pós-venda é parte essencial disso.
Afinal, após a venda, a relação entre sua empresa e o cliente não pode parar.
É por isso que, em muitos funis de vendas e jornadas de compras, o processo é encarado de maneira alongada.
Não há um começo, meio e fim, mas um começo, meio e um recomeço.
É nesse recomeço que o processo de pós-vendas se dá.
Porém, o que constitui uma aplicação eficiente do pós-vendas? Trata-se de acompanhamento, é claro, mas de muito mais.
Atendimento moderno
O consumidor de hoje busca ser visto de uma maneira única, como um ser humano ou uma empresa singular. Ou seja, que possua dores específicas e necessidades pontuais.
É esse olhar que deve nortear o atendimento pós-venda das empresas.
A humanização do atendimento é um fator decisivo, uma guinada moderna que sua empresa dá em busca de um relacionamento mais saudável com o cliente.
E como te mostrei pelos números, isso pode ser excelente para os resultados do seu negócio.
Marketing assertivo
Além do atendimento, é preciso se atentar ao tipo de marketing que você conduz no pós-venda. Afinal, é preciso continuar aparecendo para o seu cliente, mesmo após a compra.
No entanto, não se engane: o marketing do pós-venda não tem exatamente a ver com awareness. É uma dinâmica diferente, um marketing que mostra sua presença e preocupação.
Uma forma de dizer: “Ei! Lembramos e nos importamos com você!”
É importante ter isso em mente, pois o marketing pós-venda vem após seu principal milestone: o negócio fechado. Ou seja, o maior objetivo já foi atingido.
A ideia, portanto, é enriquecer o relacionamento, aproximando-se cada vez mais do cliente e conquistando sua fidelidade.
Como realizar um bom atendimento e marketing pós-venda?
Agora que você já sabe a importância do pós-vendas, como conciliar as práticas para oferecer o melhor atendimento e o melhor marketing possível?
Está aí um dilema desafiador e bacana para quem está por trás desse processo.
Afinal, cada empresa — e cada persona — exige uma abordagem diferente.
Porém, para não te deixar de mãos abanando, vou te apresentar algumas dicas que podem servir para melhorar o seu pós-venda. E aí, preparado(a)? Veja só:
Não deixe pendências
Seu produto ou serviço deve cumprir o prometido. Só assim é possível atingir a satisfação máxima do cliente.
Sua cultura organizacional deve considerar a fidelização
A sua empresa tem potencial e recursos para trabalhar o pós-venda no processo de atendimento e marketing? É preciso organizar as operações para melhorar toda experiência.
Mantenha contato com o cliente
Sem pendências e com um processo organizado, o passo mais natural é a comunicação com o cliente. Através dos canais mais adequados, capte feedbacks e colha dados qualificados do cliente, buscando segmentá-lo ainda mais.
É hora de nutrir os clientes com conteúdos específicos
Cliente deixa de receber seus conteúdos? Pelo contrário: ele pode consumir ainda mais, apenas a orientação muda. É preciso pensar, portanto, em um planejamento de conteúdos que sirva para nutri-lo e fidelizá-lo, tornando sua empresa referência para ele.
Entenda qual o melhor momento para entrar em contato
O funil de pós-venda é diferente, mas ainda real: quais as etapas do cliente no processo de pós-venda, você sabe?
Quando ele está pensando em comprar de novo? Qual o melhor indicativo que mostra que ele está, novamente, qualificado para contato?
Considere essas questões e então lapide o melhor processo de pós-venda para o seu negócio!
E aí, curtiu esse conteúdo? Espero que sim!
Para ler ainda mais dicas sobre marketing digital que vão realmente impactar no seu negócio, continue lendo o blog da Pipeh!