QR Code: uma forma simples e eficaz de turbinar sua estratégia de marketing

Marketing Mar 25, 2021

Entenda como o QR Code funciona e como aplicar o código em suas ações de marketing para melhorar os resultados!

O uso de QR Code vem crescendo no mundo todo, com cada vez mais empresas aderindo à ferramenta para compor seu posicionamento no mercado.

Seja para auxiliar no pagamento de uma compra, para redirecionar o usuário a um link ou efetuar qualquer outra ação digital, em campanhas de marketing, o QR Code pode ser uma ótima aliada da sua empresa.

Na sua estratégia de comunicação, como é o uso do QR Code e sua aderência por parte do público-alvo?

Você já pensou no quão eficaz seriam algumas ações se você utilizasse a etiqueta digital, que é um meio extremamente simples e acessível de realizar conversões?

Nesse conteúdo, vamos te explicar um pouco mais sobre a tecnologia e como o uso do QR Code pode turbinar a estratégia de marketing — digital ou offline — da sua empresa!

O que é o QR Code?

Com certeza você já viu um QR Code e se perguntou “o que é isso?”. É uma dúvida comum, pois é um recurso extremamente interessante: o QR Code é um código de barras bidimensional.

Uma etiqueta como qualquer outra, com um código de barras levemente diferente daquele que encontramos em produtos na prateleira do supermercado, por exemplo.

Uma vez que você lê o QR Code com uso de um smartphone ou dispositivo com câmera, uma ação pré-programada é executada. O código é como um gatilho e ao lê-lo, você aciona, causando uma ação.

Entre as ações programadas, destacam-se pagamentos — como é o caso com o PIX — ou mesmo acesso a hyperlinks.

A diferença é que, em vez de necessitar de um leitor tradicional (aquelas maquininhas comuns em estabelecimentos varejistas), o QR Code pode ser lido pela câmera de um smartphone.

É algo que foi possível graças à evolução tecnológica, que permite que qualquer câmera tenha os recursos necessários para ler o código e executar a ação programada.

Atualmente, praticamente todos os dispositivos com câmera possuem a tecnologia necessária para fazer essa tarefa.

O QR Code não é necessariamente novo. O primeiro padrão foi lançado no Japão em 1999. No entanto, há registros de 1997 sobre a tecnologia.

Como funciona o QR Code?

O funcionamento do QR Code é simples: ao ser gerado, você vincula um link que direciona para algum site ou ativa alguma ação em um aplicativo.

Assim, no momento em que a leitura é feita, o gatilho é acionado e a ação executada.

Fácil, né?

A criação de um QR Code também não é nada complicada: com uma rápida pesquisa no Google você já encontra sites geradores do código ou plugins para o navegador.

É justamente essa flexibilidade que tornou o QR Code uma ferramenta tão indispensável.

Para você ter noção, uma pesquisa da Juniper Research descobriu que, até 2022, um total de 5,3 bilhões de cupons de desconto no formato de QR Code serão utilizados.

QR Code no Marketing: como aplicar?

O QR Code é uma ferramenta que facilita o engajamento das pessoas com as marcas, facilitando sua ativação em campanhas, ações e interações de todo tipo.

E como um dos grandes objetivos das empresas é justamente se aproximar dos clientes, o QR Code pode servir perfeitamente como ponte.

No marketing, as opções são incontáveis.

Sua empresa pode criar um conteúdo exclusivo — em texto, vídeo ou podcast — e disponibilizar de forma exclusiva via QR Code.

Ele pode ser impresso na embalagem de um produto, por exemplo.

Assim, apenas clientes vão acessar o conteúdo e ter essa experiência única.

Hoje, o recurso é muito utilizado para expandir o alcance da marca e gerar engajamento.

Ou seja, não para ações que gerem conversões em si, mas que potencializem a presença da marca.

Como o uso de QR Code para uma playlist específica no Spotify, Youtube ou qualquer outro agregador.

É uma forma fácil e simples de trazer o consumidor para perto, marcando presença em seu dia a dia.

No formato online, você pode variar bastante o uso. Como se trata de uma ativação digital, o uso do QR Code no ambiente online deve servir de atalho entre o cliente e uma ação.

Ou seja, você pode colocá-lo no seu webinar (em um canto da imagem), redirecionando o viewer para um material rico sobre o assunto comentado ou uma LP de cadastro no próximo evento — de forma gratuita, com desconto ou algum benefício.

Em geral, o QR Code pode ser anexado em qualquer documento, conteúdo ou embalagem da sua empresa, em formato digital ou impresso.

Ideal para todos os momentos de interação, seja no pré ou pós-venda.

Quer melhores resultados? O uso do QR Code no marketing pode ser uma solução!

Empolgado para utilizar o QR Code em sua estratégia? Saiba que é mais do que necessário incorporar esse recurso em suas ações, pois o potencial de engajamento é muito grande!

No entanto, entender por onde começar a utilizar essa ferramenta é um desafio — quais os melhores canais para aplicá-la e o que oferecer no QR Code?

É preciso de um grande exercício de pensamento, assim como toda sua estratégia de marketing.

Para ajudar sua empresa a alinhar esses pontos e criar uma estratégia altamente eficaz, que tal conversar com a Pipehline? A empresa é especialista em vendas e marketing, trazendo inovação e tecnologia para o seu dia a dia.

Podemos apontar caminhos para você aprimorar a sua estratégia, potencializando sua presença online e offline e melhorando seus resultados!

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