Quem ainda não entendeu que a gestão do seu time reflete nas vendas?

gestão de times Sep 30, 2020

Entenda como a gestão do time pode impactar positivamente nos seus resultados — e como melhorar suas práticas!

E então, sobre esse título, você entendeu ou não? É uma questão que ainda permeia as altas cúpulas das empresas, muitas vezes presas em olhares unilaterais para sua gestão de processos. Isso porque, de tão focadas em ferramentas, esquecem-se do ponto-chave para uma estratégia bem-sucedida: a gestão do time.

E ela faz toda diferença nos resultados da sua empresa.

Na verdade, veja bem: de acordo com uma pesquisa da Salesforce, 97% das pessoas dentro de uma empresa (funcionários e executivos) acredita que a falta de alinhamento impacta nos resultados de suas entregas.

E isso tudo, convenhamos, vai além do resultado bruto: da estatística ou da cifra. Uma boa gestão do time beneficia na forma com que os funcionários vivem a empresa. Logo, também é crucial na montagem de uma equipe sem altos níveis de rotatividade.

Não é por menos que, de acordo com um estudo especializado, 54% dos funcionários afirma que a criação de um senso de comunidade é o que os mantém por mais tempo na empresa. Ou seja, a manutenção de um ambiente de missão comum, que celebra conquistas e com colegas que se apoiem, ajudem e cobrem de si mesmos.

Aqui na Pipehline, é uma das minhas missões manter o time unido em torno de pilares como esse.

E talvez seja por isso que sei como a gestão do time é um assunto tão complexo — além de enxergar nisso, a falta de gestão de equipe, a principal falha de muitas empresas.

Por isso, resolvi compartilhar algumas dicas sobre o tema.

Afinal, muito além de criar um ambiente colaborativo e focado, a missão é também direcionar a produtividade de todos em busca de um objetivo (ou alguns deles).

Ou seja, potencializar resultados — algo que passa totalmente nas mãos do seu time.

5 dicas para melhorar a sua gestão do time

É difícil a vida do gestor, pois além de conciliar objetivos corporativos, é preciso administrar o time. E aqui, não falamos de meras ferramentas, mas seres humanos.

E ter esse olhar e esse entendimento é essencial para a sua gestão do time seja completa.

Por isso, o que eu recomendo fazer para lapidar seu trato com a equipe no dia a dia é o seguinte:

1# Acostume-se a planejar tarefas com antecedência

Muitas vezes, a rotina do setor não é muito bem definida: ela depende das demandas. Por isso, há períodos de extrema cobrança e outros de extrema ociosidade. E se você tentasse mudar um pouco isso?

Planejar as tarefas e entregas com antecedência preenche o dia a dia, organiza prazos e dá espaço para que retrabalhos sejam feitos. Assim, toda equipe se move e mantém (e porque não melhora?) o padrão de entrega.

2# Evite exigir demais do “profissional multitarefa”

Um mito foi espalhado no ambiente de trabalho das empresas: o do profissional multitarefa. Eles não existem? Claro que existem, mas não é sobre isso que estou falando.

É que, com a popularização do conceito, muitos gestores se viram na liberdade de acumular funções e responsabilidades diversas em apenas um funcionário. É lógico que essa dinâmica, além de tóxica, não significa produtividade.

Portanto, tente manter uma distribuição justa e realista — de responsabilidades e tarefas, mantendo todos focados, mas não esgotados.

3# Aposte e invista em qualificação e treinamentos

Outro ponto importante é que você, como gestor, deve ser um dos pilares de transformação daqueles que gerencia. Por isso, apoiar e investir em treinamentos é uma ótima forma de manter a equipe unida e atualizada.

Além disso, mostre sua confiança em cada um deles, que passa e entregar maior valor à empresa!

4# Selecione perfis diversos para compor seu time

Esses dias escrevi sobre a importância de promover a diversidade em sua empresa. E estendo o comentário aqui, mas como uma dica! Um ambiente diverso polariza as experiências, potencializando a qualidade da tomada de decisão.

Além disso, um time multifacetado se complementa, funcionando perfeitamente como uma engrenagem e movendo o setor à frente, conquistando os resultados!

5# Acredite e defenda seu time (e a empresa)

Por fim, a boa gestão do time depende de um administrador que acredite tanto nos objetivos da empresa como no potencial de sua equipe. Ou seja, além de conhecer a organização e comprar seus desafios, enxergar no próprio time as peças necessárias para atingir os objetivos.

Dessa forma, com esse toque de motivação, você terá o que é necessário para a boa gestão do time.

E aí, gostou das dicas? Espero que sim! Para mais conteúdos do tipo, continue de olho em nosso blog!

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.