Quem é e o que esperar do profissional de vendas digital?

Mar 22, 2021

Entenda tudo sobre o perfil do novo profissional de vendas digital e como ele pode melhorar os resultados da sua empresa!

Muito se discute as estratégias para atrair e converter clientes hoje em dia. O foco mora no planejamento das ações — e não tanto na sua execução. É aí que muitas empresas perdem o potencial de lucro: pois não conhecem o novo profissional de vendas digital.

E na sua empresa, como o tema é discutido com o time comercial?

Há um consenso sobre o método de trabalho e como os vendedores, hoje, devem fazer muito mais do que “empurrar” uma solução ao cliente?

Não nos leve a mal: o trabalho do vendedor sempre foi complexo. É que hoje em dia há mais pontos que vão influenciar a sua jornada — tudo por conta da transformação digital.

Por isso, os consumidores exigem e as empresas devem contar com equipes comerciais cada vez mais preparadas e multifacetadas.

É o perfil do novo profissional de vendas digital.

Nesse conteúdo, vamos te explicar um pouco mais sobre ele, mostrando quem é, o que esperar e como modernizar seu time comercial para melhor aproveitar as oportunidades!

Profissional de vendas digital: Quem é?

O profissional de vendas digital é uma pessoa antenada, pois sabe que sua persona vive praticamente 24 horas por dia na internet.

E essa interação é marcada por avaliações constantes da imagem das marcas que consome, avaliando sua presença, seu engajamento, seus erros e acertos.

Ou seja, o profissional de vendas digital é um tipo de vendedor que entende o contexto online e digital — e se aproveita disso, e das ferramentas à disposição, para vender mais e melhor.

Sendo assim, falamos de um profissional que não vive isolado em um silo — como costumava ser com o setor de Vendas até alguns anos atrás.

Pelo contrário, o profissional de vendas digital tem um contato constante com a equipe de marketing — muitas vezes, atuando até mesmo em conjunto.

Afinal, se o comportamento do consumidor mudou da água para o vinho nos últimos anos, o mesmo ocorreu com o trabalho do vendedor, concorda?

Profissional de vendas digital: O que esperar?

O novo profissional de vendas não vai atuar da forma tradicional, mas com influências do seu contexto digital corporativo. Ou seja, ele não vai ser o típico vendedor “outbound” que atua no telefone, oferecendo sua solução.

Pelo contrário, ele vai atuar em conjunto com as estratégias de comunicação, de forma a mostrar o valor da solução e como ela pode resolver suas dores.

Ou seja, é um profissional que vai atuar de forma muito mais focada na experiência do consumidor, pois o foco da sua atuação não é necessariamente em vender algo.

Mas resolver um problema do cliente.

Assim, o profissional de vendas digital deve ser flexível, capaz de atuar tanto em vendas simples, como nas complexas.

Vendas simples

O processo de vendas se tornou multifacetado com a evolução tecnológica.

Sendo assim, nem sempre é necessário passar por todo um fluxo de etapas para negociar com um cliente.

Da mesma forma que os pontos de contato se diversificaram, o processo de vendas se tornou mais simples — em alguns casos.

Sendo assim, o vendedor do futuro é um profissional que se desdobra, respondendo dúvidas dos consumidores em canais de comunicação, como via aplicativos de conversa, prestando toda assistência para a compra.

Vendas complexas

Já as vendas complexas levam em conta todo funil de vendas da empresa.

Ou seja, necessitam de uma gestão concisa de cada etapa, da prospecção até o pós-venda.

Isso exige que o profissional de vendas digital controle as informações e esteja sempre um passo à frente das intenções do consumidor.

Dessa forma, entendendo sua jornada digital (em especial por conta dos dados de navegação, engajamento e interação da persona), é possível desenvolver sob medida o processo de negociação.

É a garantia de um atendimento personalizado e assertivo.

Como preparar seu funcionário para ser um profissional de vendas digital?

Como fechar mais vendas na era digital e aproveitar todo potencial do ambiente online em sua comunicação? Esse é um dos principais desafios das empresas de hoje.

Para seu time comercial, é necessário aprender mais sobre as ferramentas, bem como desenvolver seus conhecimentos sobre as novas técnicas.

É imprescindível que o profissional entenda tudo sobre o funil, podendo analisar o perfil de cada lead e entender seu nível de qualificação.

Agora, como fazer isso de forma efetiva? Além de treinamentos, destacamos a importância de alinhar uma estratégia de marketing que realmente se una com seu setor de vendas.

E nesse assunto a Pipehline é especialista.Que tal saber mais como funciona esse processo e como melhorar os resultados da sua empresa na era digital? Converse conosco!

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.