Quando se trata de contratação de novas estratégias ou soluções comerciais, muitas empresas ficam com aquele famoso “pé atrás”, principalmente quando se trata de uma reestruturação de processos internos, além de acharem este tipo de serviço muito caro. Mas, na realidade, o quanto custa ficar parado?

O mundo globalizado gira e as formas de vendas se modificam a cada dia. Os compradores não são os mesmos de anos atrás. Hoje, temos consumidores educados, mergulhados em uma infinitude de informações e com pouquíssimo tempo para te ouvir. Existe uma ampla gama de concorrentes tão competentes quanto você, utilizando de todas as formas para conseguir falar com aquele lead que você tenta engajar faz meses…

Os consumidores querem autonomia na sua escolha de compra e tempo para poder escolher. Querem o máximo de informações possíveis para tomar a decisão correta. Querem ver conteúdos e principalmente, querem ver valor na sua empresa. Portanto, cabe ao setor comercial: Se informarem mais sobre seu cliente, engaja-los de forma mais precisa, disponibilizar conteúdos relevantes e apresentar seu processo (sabendo que nem sempre isso vai converter-se efetivamente em uma venda).

Percebemos em algumas empresas que gerentes comerciais, vendedores seniors, pessoas que sabem vender (e muito bem, por sinal), gastam seu tempo e os recursos da empresa entrando em becos sem saída. Prospectando, engajando leads frios e dando seu máximo em oportunidades que nem sempre são relevantes. E isso gasta dinheiro. Muito dinheiro.

Uma estratégia que as empresas estão adotando com sucesso é montar um time de Inside Sales ou Vendas Internas. Uma equipe altamente qualificada em prospecção, engajamento e qualificação destes leads. Uma vez que este prospect é qualificado, é repassado para o vendedor. Aí sim, ele pode usar toda a sua experiência com um lead que já conhece seu processo, já vê valor na sua empresa e se interesse pelo seu serviço! Isso definitivamente diminui o seu CAC (Custo de Aquisição por Cliente) e aumenta seu ROI (Return On Investment ou Retorno sobre Investimento).

As grandes empresas já sabem qual a melhor forma de vender mais por um menor preço. E você, ainda acha que ficar parado é a melhor estratégia?

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