Uma das vantagens mais marcantes do marketing digital é a possibilidade de mensuração dos resultados. Independentemente da estratégia adotada pela empresa, são diversas as métricas disponíveis para avaliar atributos relacionados às campanhas e iniciativas.

Neste post, vamos falar sobre o CAC — uma das métricas mais importantes para todo tipo de negócio. Confira!

O que é CAC?

O CAC é a sigla usada para Custo de Aquisição de Clientes. Ela é utilizada para ajudar as empresas no controle do orçamento e dos esforços para colocar a estratégia em prática.

Este indicador leva em consideração tudo o que foi gasto em marketing e vendas, no processo que começa no primeiro contato do potencial cliente com a empresa e termina no fechamento da venda.

Ele mostra para a organização quanto custa para adquirir cada novo cliente — ou seja, para ter uma empresa lucrativa e com a saúde financeira em dia, é preciso se esforçar para reduzir o CAC.

Como calcular?

É relativamente simples calcular o CAC. A dificuldade, neste caso, está na obtenção dos dados e na definição de quais custos considerar.

Para chegar ao resultado, basta somar tudo o que foi gasto em ambas as áreas –—marketing e vendas — e dividir pela quantidade de novos clientes conquistados no período determinado.

Vamos supor que sua empresa investiu R$5.000 na área de marketing, outros R$5.000 para as despesas de vendas, e mais R$20.000 para remunerar os profissionais envolvidos, e este trabalho trouxe um aumento de 400 novos clientes.

Se juntarmos tudo e dividirmos pelos 400 novos clientes, chegaremos a um CAC de R$75. Ou seja, para conquistar cada cliente novo, a empresa gasta R$75.

Por que ele é importante para a sua empresa?

Boa parte da importância do CAC como indicador de performance se deve ao fato de ele estar diretamente ligado à rentabilidade da empresa. É analisando esta métrica que você poderá compreender como ajustar seus custos e investimentos para garantir crescimento e saúde financeira para a organização.

Além disso, este indicador tem uma relação direta com dois aspectos bem importantes para qualquer empresa: o custo e a entrada de clientes novos.

Por conta disso, ele se torna importante também para qualquer tomada de decisão que envolva um dos dois pontos. A viabilidade do negócio, no caso de empresas novas, também pode ser avaliada por meio desta métrica.

Como reduzir o CAC do seu negócio?

O esforço de toda empresa deve ser para reduzir esta métrica, já que isso significa maior rentabilidade para o negócio. Abaixo, separamos algumas dicas para ajudar você nesta redução:

Entenda a jornada de compra do cliente

A jornada de compra é o caminho que seu cliente percorre — desde o momento que conhece a empresa até a compra. Se você compreender este caminho, fica muito mais fácil conseguir oferecer o produto certo, na hora certa, para a pessoa certa.

Alinhe vendas e marketing

Alinhar marketing e vendas significa manter todos os envolvidos no processo de aquisição de clientes direcionados para o mesmo objetivo. Com isso, a otimização das atividades é maior, melhorando a performance e reduzindo as falhas.

Produza conteúdo relevante

É na hora da pesquisa por soluções que as pessoas se deparam com conteúdos úteis que as auxiliam em suas escolhas. Produzir materiais relevantes, portanto, é uma atividade de baixo custo e que ajuda na construção de uma relação de confiança, essencial para o fechamento de novos negócios.

Invista em um programa de relacionamento

Clientes satisfeitos são os principais ativos de marketing da sua empresa. Por este motivo, investir em um programa de relacionamento para incentivar a indicação de novos prospects é um trabalho que traz resultado com um custo mínimo.

Reúna os times de marketing e vendas e insira o cálculo do CAC no dia-a-dia do seu negócio! A redução da métrica e a melhoria da rentabilidade serão questão de tempo.

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