Aumentar as conversões e continuar ampliando os negócios é o objetivo de todas as empresas, não é mesmo? Mas, muitas vezes, os canais escolhidos para vender o seu produto ou serviço não trazem o retorno esperado para o negócio. Por isso, no post de hoje você vai aprender a melhorar seus canais de vendas e ter mais conversões no processo. Preparado? Acompanhe!

O que são canais de vendas

Canais de vendas são meios por onde o seu produto ou serviço é oferecido para o público final. Podem aparecer em formato digital, físico, gerenciado por terceiros, interno, por telefone, entre muitos outros.

Quais os principais canais de vendas

Existem diversos canais de vendas. Cada um deles se adapta a certos tipos de negócio, mercado ou estrutura da empresa, mas todos tem como objetivo principal vender o seu produto ou serviço. Os principais são:

  • Inbound marketing;
  • E-mail marketing;
  • Telemarketing;
  • Distribuidores;
  • Franquias;
  • Revendedores;
  • E-commerce;
  • Equipes internas.

Obviamente, é possível ter vários desses canais trabalhando simultaneamente para gerar vendas para a sua empresa. Nesse contexto, é importante saber quais são os mais adequados para o seu tipo de negócio.

Como melhorar os canais da sua empresa

Cada canal de venda tem uma característica e vai se adequar, principalmente, ao público que você quer atrair. Se a sua persona não é motivada pelas ligações de telemarketing, então essa é uma péssima escolha para o seu negócio. Mas se ela está disposta a visitar uma loja física após receber um e-mail, você possui dois canais para explorar na sua estratégia.

Logo, você pode ver que os canais de vendas estão proximamente ligados ao seu público-alvo. Por isso, para melhorar os que você já tem, é preciso saber para quem você está vendendo. Assim, será possível encontrar tendências e ajustar o que for preciso.

Para saber o que melhorar, será preciso analisar o rendimento desses canais de vendas. Sua loja física está vendendo melhor que o e-commerce? Telemarketing está rendendo bons frutos? O Inbound marketing está trazendo leads qualificados e gerando conversões? Canais de vendas precisam gerar dinheiro, e não o contrário!

Como entender o comportamento de compra dos clientes

Para tirar o máximo dos seus canais de venda é importante ter em mente como o cliente se comporta antes, durante e depois de comprar. Ele passa por estágios que começam com o conhecimento de novas marcas e soluções, até se tornar um consumidor fiel daquele negócio.

Para explorar ao máximo os diversos canais de venda do seu negócio, é importante entender como o seus prospects se comportam em cada um deles, qual conteúdo ou ação é relevante para esse estágio, e como isso vai ajudá-los a contratar o seu serviço ou comprar seus produtos.

Os canais de venda são o ponto de contato entre produto e lead, intermediado por um vendedor que vai facilitar aquela transação. Sem escolher os canais certos e ter uma estratégia de qualidade, as conversões não virão! Por isso, foque em criar bons pontos de venda para transformar leads em clientes.

E então, ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Comente e participe!