O funil de vendas é uma ferramenta que deve ser utilizada se você quiser atingir bons resultados mais rapidamente — e com melhor custo-benefício. Ele permite que você engaje seus leads e os encaminhe para o setor de vendas prontos para comprar seus produtos.

Porém, o sucesso do funil de vendas depende da forma como é utilizado. A otimização é essencial para garantir mais conhecimento e a obtenção real dos bons resultados.

Confira algumas maneiras de melhorar a sua estratégia e conquistar um maior número de leads!

Faça testes A/B

Os testes A/B são extremamente eficientes para aperfeiçoar suas conversões. Afinal, é por meio deles que você descobrirá qual o melhor método que funciona com seus leads e clientes em potencial.

Alguns modelos de sites, cores, localização de botões e outras características prosperam mais do que outras. Sendo assim, você precisará encontrar qual seria o modelo mais adequado para seus negócios.

A fim de otimizar o seu funil de vendas e conseguir mais conversões, faça testes com modelos diferentes. Após um dado período, observe qual apresentou mais conversões. Os resultados dos testes A/B vão ajudar a definir o melhor caminho para captar os leads.

Nutra seus leads no funil de vendas

Para alcançar bons números ao longo do funil de vendas, não basta somente conseguir a conversão de seus leads: você também precisa nutri-los.

Para avançarem no funil de vendas, os leads precisam se interessar por aquilo que você oferece. No entanto, apenas apresentar o produto diretamente não funcionará tão bem: eles precisam sentir a necessidade de adquirir suas mercadorias ou serviços.

A ideia do funil de vendas progride com o envio de conteúdos de acordo com a etapa em que o lead se encontra. Dessa forma, de início, fará com que ele perceba que tem um problema que precisa de uma solução para, em seguida, demostrar que o seu produto fará diferença em sua vida ou rotina.

Ao despertar primeiro a necessidade em seu leads, você estará preparando-o para uma venda de sucesso. Isso faz com que seu time de vendas economize tempo e trabalho, conquistando melhores resultados e conquistando um maior número de vendas.

Qualifique os leads de seu funil de vendas

Um dos fatores que prejudica a eficácia do funil de vendas é a falta de qualificação dos leads conquistados. Nem todo lead que deixa o seu e-mail de contato estará pronto para comprar o seu produto. A ideia do funil é que ele vá avançando, conhecendo mais e se interessando pelos serviços.

É exatamente por esse motivo que o conteúdo e a estratégia utilizados são diferentes em cada etapa do funil de vendas: antes de passar os contatos para o seu time de vendas, o ideal é qualificar bastante os seus leads.

Seus vendedores só entrarão em contato com aqueles leads que já estarão a ponto de consumir seus produtos. Os outros leads que ainda não estão prontos continuarão no funil, até serem mais qualificados para as vendas.

Use tecnologia para a gestão de processos de vendas

Para completar a otimização de seu funil de vendas, você deverá fazer uso da tecnologia para a gestão de processos. Com a ajuda de um sistema ideal, é possível captar um maior número de leads e nutri-los da melhor forma.

Em seguida, você pode qualificá-los rapidamente a fim de agilizar o processo de vendas feito pelo seu time!

Algumas empresas com grande know-how na área, como a Pipehline, trabalham com ampla capacidade e proficiência sobre esse tipo de ferramenta e, por isso, prestam consultorias especializadas em soluções corporativas para que o seu negócio cresça.

Se você quer realmente melhorar os resultados em seu do funil de vendas, entre em contato com a empresa e conheça os serviços mais adequados para sua organização!