Série Algoritmos: desvendando os robôs do Facebook

Dec 02, 2020

Afinal, o que está por trás do algoritmo do Facebook, como ele funciona e como impacta os resultados da página da sua empresa? Confira!

Que tal aprender mais sobre os algoritmos que guiam nossas vidas e negócios no ambiente digital? No post passado, eu te expliquei como funciona o famoso robô do Google. E agora chegou a hora de mergulhar na rede ao lado: o que está por trás do algoritmo do Facebook?

Bom, primeiro de tudo: entender isso é essencial para quem aposta no Facebook para potencializar seu awareness ou mesmo seus resultados.

Afinal, é a maior rede social do mundo, com pouco mais de 2,7 bilhões de usuários, segundo dados da Statista.

E claro que, entre usuários ativos, contamos também páginas e mais páginas. Possivelmente milhões delas dedicadas à negócios — como a sua!

O grande nó dessa dinâmica toda é que, conforme a rede social cresce e sua mecânica de publicidade arrecada, mais complexo fica o tráfego orgânico. O que isso quer dizer?

Que, deliberadamente, o Facebook entrega menos conteúdo de forma orgânica para quem segue a sua página — pois quer que você pague para isso.

Parece sacanagem? Bom, depende do ponto de vista.

O Facebook é, acima de tudo, um negócio. E visa o lucro, assim como a sua empresa. Então, esse sistema é o que melhor os favorece.

A dúvida que fica é: como o Facebook faz isso? E, além de tudo, há um jeito de driblar essa “armadilha” e mandar bem nos resultados orgânicos?

Há mais do que um jeito, essa é a boa notícia. E todas estão atreladas ao algoritmo do Facebook.

Que tal conhecer mais sobre ele, como funciona e como impacta o seu negócio? Então siga a leitura que eu vou te explicar!

Algoritmo do Facebook: o que é e para que serve?

EdgeRank, conhece? É como o algoritmo do Facebook foi batizado. É ele o responsável por ler seus interesses e comportamentos, personalizando o que aparece em sua timeline.

Dessa forma, o algoritmo do Facebook age para que os anúncios que você (e qualquer um) vê, estejam de acordo com os seus gostos.

Dá pra entender como isso ajuda, certo?

Afinal, visualizando anúncios e conteúdos alinhados com as nossas preferências, o ambiente se torna mais amigável — mais a nossa cara.

E claro, mais receptivo à conversões de todo tipo, especialmente as compras.

O funcionamento do algoritmo do Facebook

O EdgeRank está de olho em cada passo dentro da plataforma do Facebook, assim consegue analisar o que você vê, curte, compartilha, comenta e segue.

Com isso, o robô do Facebook pode segmentá-lo dentro de seu sistema, identificando-o como “público de interesse” dos mais diversos temas.

Digamos que você curta e visualize, constantemente, 4 páginas específicas sobre motocross.

Porém, você também sempre compartilha conteúdos de páginas de cerveja artesanal.

Logo, você estará em dois núcleos de públicos de interesse diferentes.

É através desse banco de dados tão rico que o Facebook consegue entregar uma experiência de usuário, em geral, tão fluida.

Afinal, o ambiente todo (a timeline, os conteúdos, os anúncios) conversa com nossos gostos.

Como o algoritmo do Facebook impacta os resultados da sua página?

O grande porém por trás do algoritmo do Facebook está em suas mudanças e como elas impactam os resultados de sua página.

Isto é, cada vez menos o tráfego orgânico tem preferência.

Ou seja, quem curte e segue a sua página não necessariamente vai receber suas postagens.

E sim, isso é uma verdadeira pedra no sapato.

É por isso que cada vez mais os especialista em Marketing Digital, como nosso time aqui na Pipeh, estuda para encontrar estratégias que façam suas páginas se destacarem.

Isto é, tanto de forma orgânica como também em relação aos seus anúncios.

Afinal de contas, o próprio Facebook admite que veicular o conteúdo de páginas corporativas não é a sua preocupação primária.

E é justamente esse direcionamento do algoritmo do Facebook, que pretere conexões pessoais e entretenimento antes de conteúdo do páginas — como da sua empresa.

E agora que você conhece o algoritmo do Facebook, quer saber como encontrar os atalhos para crescer organicamente? E ainda ter em mãos as melhores estratégias para seus anúncios?

Aqui na Pipehline, agência especializada em Marketing Digital, sua empresa conta com o mais alto nível de conhecimento em redes sociais.Quer experimentar? Vem conversar com um de nossos atendentes!

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