Tribes Company aumenta em 57% suas vendas com Inbound Marketing

cases inbound marketing Mar 09, 2016

A Tribes Company é um grupo de empresas do segmento de saúde e bem-estar com sede em Alphaville, São Paulo, e composto pelas empresas:

Body Systems, que oferece cursos para profissionais de fitness;
Corporate Wellness, que oferece soluções em saúde e qualidade de vida para empresas;
Core 360º, que promove a certificação em treinamento funcional para educadores físicos e fisioterapeutas;
Les Mills, que oferece treinamento de professores e licenciamento de academias em diferentes modalidades de ginástica coletiva;
Portal da Educação Física, o maior site de conteúdo para profissionais de Educação Física do país;
W12, de sistemas de gestão online para negócios de fitness.

O problema

Antes do Inbound Marketing, o processo de vendas era bem tradicional, com buscas online por contatos telefônicos e ligações ativas, as chamadas cold-calls. Os vendedores passavam o dia na internet procurando contatos de academias para que pudessem ligar e oferecer o software, o que, além de desgastante, impossibilitava escalar a operação. Por conta disso, sentiram a necessidade de automatizar esse processo dentro da empresa.

Antes da contratação de uma consultoria de Inbound Marketing, Junior Crocco, diretor de Web Marketing e Comunicação da empresa, conta que eles levavam em média três semanas para montar uma Landing Page usando o Google Drive e o WordPress. Estavam inclusive, na época, fazendo seleção para contratar um programador.

Após a contratação da consultoria, passou a ser possível construí-las em algumas horas. Com isso, o time ganhou produtividade para a construção de peças de divulgação das ações da empresa.

A solução para a Tribes Company

Com o Inbound Marketing, a equipe de Vendas não só não passava mais o dia na internet procurando por possíveis clientes como o próprio Diretor de Vendas não dava mais conta dos Leads que chegavam para o setor. Como forma de dar prioridade para os Leads certos e enviar apenas as melhores oportunidades para o time de Vendas, a empresa aprendeu a qualificar seus Leads e automatizar esse processo.

O importante passou a ser não apenas gerar Leads, mas gerar Oportunidades de negócio. A área Comercial passou a entender com profundidade o Funil de Vendas e a Jornada de Compra dos Leads. Hoje, em vez de apenas cobrar novos contatos, é ela quem pede para que a área de Conteúdo crie materiais sobre temas específicos.

Nos meses de férias e de inverno, entre Junho e Julho, por exemplo, época de baixa sazonalidade para o mercado fitness, a empresa alcançou bons números trazendo especialistas do setor para Webinares sobre Como Enfrentar a Crise.

Os resultados da Tribes Company

Hoje, 10% do número de novos clientes da W12 vêm de campanhas de email. Em Outubro de 2014, quando começaram a utilizar o Inbound Marketing, a empresa possuía 700 clientes. Em Junho de 2015, esse número já estava em 1100 clientes.

Agora, a meta da empresa é chegar a 150 oportunidades geradas por mês nos próximos meses, ou seja, receber 150 pedidos de contato com time Comercial da W12.

A mudança de cultura deu tão certo que, além da W12, o Inbound Marketing já foi implementado em outras duas empresas do grupo: a Body Systems e a Les Mills.

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