Vale a pena ter um CRM e como escolher o melhor para minha empresa?

sistema CRM Mar 31, 2021

Entenda como o CRM pode ser valioso para melhorar os resultados do seu negócio e potencializar seu relacionamento com clientes!

Você sabe o que é CRM e a sua importância, tanto da ferramenta como da estratégia? É melhor entender tudo sobre o assunto se você quer que sua empresa se torne cada vez mais competitiva.

O objetivo do CRM é aumentar as vendas e a lucratividade, criar relacionamentos significativos com os clientes, bem como aumentar sua retenção.

Com o CRM, sua empresa coloca o cliente em primeiro lugar e oferece uma experiência melhor e mais personalizada.

As pessoas também costumam usar "CRM" para denominar a tecnologia.

O sistema CRM ajuda a empresa a manter as informações de todos os seus clientes, leads e clientes potenciais armazenados e organizados em um só lugar.

Além disso, uma solução de CRM permite que uma empresa acompanhe todas as interações com o cliente.

É sobre essa ferramenta que vamos falar neste conteúdo. Continue a leitura para seguir aprendendo sobre essa importante tecnologia para empresas!

O que é CRM?

CRM é a abreviatura de Customer Relationship Management, trata-se de um sistema usado para construir e gerenciar relacionamentos com clientes.

Um sistema de CRM ajuda as empresas a gerenciar todas as interações com clientes e clientes em potencial.

Com uma plataforma de CRM, as preferências do cliente são registradas e a atividade do cliente pode ser rastreada.

Portanto, sempre que se fala com eles, independentemente do profissional que estabelece o contato, os clientes obtêm uma experiência totalmente personalizada e consistente.

O sistema CRM ajuda as organizações a otimizar seus processos e fluxos de trabalho para que todas as partes do negócio estejam na mesma página.

As equipes de vendas e marketing, especialmente, confiam no CRM para criar colaboração e melhorar sua produtividade.

O objetivo geral é fornecer experiências mais envolventes ao cliente, aumentar a fidelidade e a retenção do cliente e impulsionar o crescimento e a lucratividade dos negócios.

Quais os benefícios de utilizar um CRM?

Muitas oportunidades de vendas são perdidas quando as vendas e o relacionamento com os clientes não são gerenciados de forma eficiente.

Um CRM ajuda a manter o equilíbrio entre a empresa e os seus clientes.

Ele a mantém informada em todos os estágios do ciclo de vendas, ajudando-a a acompanhar o andamento de cada negócio em seu pipeline.

Quer ver em quais áreas o CRM pode auxiliar seu negócio? Confira!

1. Operação focada no cliente

Ser focado no cliente é essencial para conquistar mais negócios.

Eles devem ser o ponto central em torno do qual todo o negócio, seus processos e execuções devem girar.

Um CRM oferece suporte a essa abordagem centrada no cliente e auxilia na entrega de uma experiência que o cliente lembra e conta aos outros.

Isso ajuda a manter um controle de toda a jornada do cliente para fornecer a melhor experiência de compra da classe.

2. Melhor gestão de produto

O CRM oferece uma visão unificada de tudo o que você vende. Você pode adicionar vários produtos e serviços ao negócio em um CRM e gerenciá-los com eficiência em um só lugar.

3. Melhor suporte ao cliente

Com a caixa de entrada da equipe compartilhada em um CRM, você centraliza todos os contatos dos clientes e clientes em potencial.

Assim, sua equipe pode colaborar e dar uma resposta mais rápida aos clientes. Ou seja, sempre haverá alguém para atender às dúvidas do cliente.

4. Aumento da produtividade

Um vendedor digital realiza muitas atividades diariamente para envolver e nutrir os clientes, bem como profissionais de atendimento ou do marketing.

Essas tarefas do dia a dia podem ser automatizadas no software CRM, o que proporciona mais tempo hábil para que o vendedor e todos os outros trabalhem de forma estratégica para fechar mais vendas.

5. Melhor relacionamento com os clientes

Como seus vendedores estão tratando seus clientes? Você pode descobrir isso em um CRM.

Você pode ter acesso às conversas com os clientes, com objetivo de fornecer feedback aos seus vendedores.

Através dos relatórios de negociação, é possível identificar o tom de voz do vendedor e dos demais pontos de contato durante a jornada de compra, entendendo pontos fortes e fracos.

Assim, é mais fácil monitorar métricas de desempenho e destacar as oportunidades de melhorias.

Para que tipos de negócios o CRM é indicado?

Seremos breves: o CRM é importante e pode (bem como deve) ser utilizado por todos os tipos de negócios, independente do segmento.

Essa é uma constatação de mercado: o CRM representa a maior fatia de receita dos softwares corporativos em todo mundo.

De acordo com a Gartner, logo o CRM vai ultrapassar o segmento de sistemas de gestão de bancos de dados.

Basicamente, o que você deve se perguntar é se as suas áreas de marketing, vendas e atendimento ao cliente precisam de uma ferramenta que as ajude a performar melhor?

Se a resposta for sim, é provável que o CRM seja a solução que sua empresa busca!

Como escolher o melhor CRM para a sua empresa?

Ao escolher um CRM para sua empresa, é preciso avaliar as suas necessidades e identificar no mercado um produto que possa supri-las.

É necessário apostar em potencial tecnológico, mas também em suporte técnico de primeira. Ou seja, buscar empresas que entreguem um alto nível de serviço em todas as frentes.

Uma solução para entender qual o melhor CRM para o seu negócio é buscar a ajuda de uma consultoria especializada em tecnologia e processos.

A Pipehline atua na consultoria de marketing e vendas para diversas empresas que buscam mudar seu DNA e inovar. Ou seja, conhecemos os caminhos e as ferramentas para o sucesso.

Que tal entender como a nossa consultoria funciona e como podemos assessorar sua empresa na busca pelo melhor CRM? Converse conosco!

E para mais conteúdos sobre gestão de negócios e tecnologia, continue de olho em nosso blog!

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