Entenda o modelo de Software as a Service (SaaS) e as principais diferenças no processo de venda deles.
A todo momento percebemos que a tecnologia muda completamente a forma como fazemos desde as coisas mais básicas até nossas tarefas no trabalho.
Se analisarmos especificamente a forma como usamos softwares, percebemos que na maioria das vezes não é necessário comprar o programa.
O responsável direto pela mudança na forma como utilizamos essas ferramentas no dia a dia chama-se SaaS.
Hoje, o modelo Software as a Service vem atendendo a demanda dos consumidores de forma rápida. O processo para usar soluções online por meio de software como serviço é baseado em acesso ao link, inserção dos dados e uso da plataforma.
Este formato valoriza a agilidade em detrimento do antigo hábito de comprar e ter o software em casa.
Entendendo o SaaS
Em outras palavras, o conceito é pagar pelo uso de uma solução como serviço e não como uma licença.
Funciona como usar uma das diversas plataformas disponíveis hoje para pedirmos comida ou transporte, por exemplo. Você usa quando quer e paga por isso sem se preocupar com custos de manutenção, nova licença ou versão do software.
Apesar de moderno, este conceito não depende necessariamente de tecnologia, já que o SaaS pode ser usado como sistemas de backup, antivírus ou via browser.
Exatamente por isso, hoje, o conceito de Software as a Service modificou o tradicional processo de vendas das soluções e programas de computador.
Para atingir sucesso e escalabilidade com este modelo é essencial determinar os processos de vendas de cada software.
Ou seja, é importante ter o formato bem definido e direcionar os produtos para cada tipo de público. Isto inclui métodos para garantir a ativação dos usuários assim como a manutenção deles.
Para isso, o modelo exige a necessidade das equipes entenderem as principais demandas e dificuldades dos usuários.
Como funciona o processo de vendas no mercado de SaaS
Ao optar pelo software como serviço a empresa não precisa instalar, manter e tampouco atualizar softwares ou hardwares.
Atualmente, diversas áreas operam com essa metodologia podendo escolher a ferramenta e fazer a assinatura do serviço com rapidez e segurança.
Apesar de ser útil para todos os setores e departamentos de diferentes segmentos de negócio, o foco desse artigo é explicar o processo de vendas no mercado de SaaS.
Neste caso, as empresas devem entender que analisar com cuidado cada etapa do processo de venda pode gerar insights valiosos e evitar equívocos.
Ainda é comum essas empresas cometerem erros básicos na construção da dinâmica do funil, principalmente pela falta de entendimento do processo de vendas como um projeto.
Ou seja, é essencial planejar e definir todos os fluxos assim como revisar constantemente a estratégia do funil de vendas.
Outra importante medida que as empresa precisam tomar é não tratar muitos leads ao mesmo tempo porque aqueles mais quentes perdem prioridade.
No processo de vendas, jamais realize análise de dados combinada porque ao colocar todos os formatos sob a mesma ótica, você pode ter resultados distorcidos. Afinal, em todo o processo de vendas em SaaS existem dados que, se estiverem isolados, tornam-se inúteis.
Facilidades SaaS
Por outro lado, a gestão tradicional tem gargalos como atraso nos processos, além de ser mais caro se comparado com a compra de um sistema.
Em uma venda direta ao consumidor feita pelo sistema de software como serviço, não é preciso muito esforço da equipe comercial. Isso acontece porque toda a informação necessária para a tomada de decisão do usuário pode ser encontrada facilmente na página da empresa ou por automação.
Porém, no universo B2B é indispensável a figura humana para que o lead passe de prospect para cliente durante a jornada de compra.
Além disso, é importante estruturar uma abordagem em que toda a equipe consiga utilizar e ser capaz de transformar os leads em clientes.
Quais as diferenças para um produto/serviço tradicional?
Existem diferenças fundamentais que este modelo apresenta em relação às estruturas tradicionais de compra de softwares.
Listamos abaixo os principais pontos que fazem deste conceito o mais indicado para as empresas hoje em dia.
- Agilidade
- Atualizações
- Conectividade
- Custos
- Flexibilidade
- Gestão
Agilidade em processos
Uma das principais vantagens e diferenciais do modelo SaaS é dar mais agilidade aos processos da empresa por ser um sistema já disponível e pronto para o uso.
Desta forma, a presença de equipes para conduzir implementação e manutenção do sistema é inexistente e desnecessária.
Essa característica é essencial para reduzir gastos de deslocamento, além de deixar os profissionais dedicados a tarefas estratégicas.
Atualizações automáticas
Outra diferença fundamental do modelo de software as a service é a isenção de qualquer aquisição ou instalação de atualizações seja qual for o sistema.
Isto acontece porque todos os novos recursos implementados nas ferramentas são incorporados automaticamente. Isto significa que os usuários terão sempre a melhor e mais atualizada versão do sistema usado em cada negócio.
Conectividade & mobilidade
É sabido que essa metodologia só é possível mediante o uso da internet e este passa a ser mais um diferencial já que o gestor conta com a mobilidade à seu favor.
Isto permite que o sistema seja acessado de outros ambientes e lugares diferentes de acordo com a localização do usuário.
Porém, vale lembrar que nesse caso é essencial obter um serviço de internet estável e de alta velocidade para evitar interrupções ou falhas repentinas no acesso.
Custos reduzidos
O modelo tradicional baseado na compra de hardwares e licenças de programas de computador é sinônimo de alto investimento.
Já o modelo moderno ajuda a reduzir custos já que não há a necessidade de comprar atualizações para o sistema.
Flexibilidade
Essa é uma característica que permite adquirir espaço em nuvem de acordo com as necessidades de cada momento.
Ou seja, as empresas conseguem negociar e contratar sistemas que respondam de acordo com o desempenho de cada negócio.
Gestão centralizada
Para evitar que a equipe tenha que passar por burocracias, a gestão centralizada é vista como característica fundamental do modelo.
Desta forma é mais fácil manter o controle, manutenção e atualização dos recursos já que a responsabilidade é do provedor.
Conclusão
Depois de ler este artigo, esperamos que você esteja entendendo mais sobre o processo de vendas no mercado de SaaS.
Cada gestão tem objetivos diferentes e, por isso, é importante adaptar esses procedimentos à realidade empresarial.
Só assim você poderá determinar as ações que poderão trazer os melhores resultados para o seu negócio.
Se ficou alguma dúvida sobre o processo de vendas em SaaS, entre em contato! Nós podemos ajudá-lo!