Melhorar a produtividade da equipe de vendas tornou-se uma das principais preocupações de uma empresa, sobretudo no contexto mais complexo e desafiador que vivenciamos.

Nesse sentido, como o negócio pode maximizar os recursos de vendas existentes para atingir os objetivos? Utilizar ferramentas adequadas pode ser de grande valia.

Confira, no texto de hoje, 5 dicas eficientes para tal. Equipado com essas ferramentas — e com um processo simplificado — sua equipe estará pronta para retomar o crescimento!

1. CRM

Você já sabe que as soluções de CRM são um bom investimento para gerenciar clientes e atender às suas necessidades. Mas saiba também que os softwares de CRM podem — e devem! — ser usados para aumentar as vendas, auxiliando no estabelecimento de componentes de um modelo de negócios bem-sucedido.

Se você reunir as informações corretas e inserir tudo o que for relevante em seu fluxo de dados, o seu time perderá menos tempo discutindo o que ocorreu, e mais tempo definindo estratégias para atingir metas e objetivos.

Para tanto, é preciso envolver todos os colaboradores nas tarefas relacionadas ao registro de clientes e envio de relatórios de status em todas as fases do ciclo de vendas. O sistema de CRM pode acompanhar os vendedores em cada uma dessas fases.

Assim, é possível que você siga de perto todas as oportunidades de melhoria, forneça treinamento para corrigir ineficiências e reestruture a equipe (se, e quando, for necessário) a fim de garantir o melhor desempenho possível de cada colaborador — e, consequentemente, o aumento geral da produtividade.

2. Automação de interações com prospects

A busca por clientes potenciais facilmente encabeça a lista de desafios enfrentados por uma equipe de vendas. As ferramentas voltadas para o gerenciamento de prospects, por exemplo, permitem que os vendedores otimizem seu tempo, trabalhando em leads qualificados e fechando mais vendas.

Há ferramentas disponíveis no mercado que podem auxiliar cada vendedor a construir e automatizar seu próprio processo — para monitorar e regular e-mails, telefonemas e outras interações com clientes potenciais. Não deixe de conferir!

3. Gerenciamento de leads

Essas ferramentas podem desempenhar um papel fundamental na identificação de clientes potenciais e de sua movimentação pelo funil de vendas. Implantar uma ferramenta de gerenciamento de leads ajudará sua equipe de vendas a desenvolver relacionamentos duradouros com clientes, nutri-los e prever receitas.

4. Aplicativos de organização de agenda e execução de tarefas

O velho ditado “tempo é dinheiro” nunca foi mais verdadeiro do que atualmente. Por isso, a utilização de aplicativos de organização para auxiliar seus vendedores a hierarquizar e programar tarefas pode ser um grande impulso para o aumento da produtividade de toda a equipe.

Essas ferramentas contribuem para que o trabalho seja realizado de forma mais inteligente, apoiando a tomada de melhores decisões (com lembretes, avisos, etc.), eliminando o stress gerado pelo desperdício de tempo e, assim, tornando o ambiente de trabalho mais profissional e produtivo.

5. Gestão de transações

Após o fechamento de um negócio, é preciso criar contratos e colher assinaturas. Há ferramentas que podem ajudar sua empresa com isso, aumentando a produtividade da equipe de vendedores, livrando-a de se perder em meio a tarefas burocráticas.

Essas aplicações ajudam a acelerar os processos de vendas, erradicando os atritos que podem ser causados por grandes quantidades de documentos em papel e evitando contratempos típicos, como a perda ou a falta de dados.

Gostou do nosso artigo? Então, confira tudo o que você precisa saber para implantar um processo de vendas matador!