Um dos principais atrativos do marketing digital é poder monitorar a concorrência da sua empresa de maneira fácil, rápida e barata. Ao utilizar as plataformas certas, você é capaz de descobrir os hábitos dos usuários dos seus concorrentes, as forças dessas marcas e, principalmente, quais falhas aproveitar para se destacar.

Para acertar nessa estratégia, é preciso saber escolher as ferramentas adequadas. Existem diversas opções disponíveis, cada uma com uma abordagem distinta que pode ou não se adaptar às suas necessidades. Considere o que você necessita e adapte o que for necessário para obter resultados melhores.

Veja a seguir 5 ferramentas para monitorar a concorrência que você precisa conhecer:

1. Fanpage Karma

Capaz de analisar a performance das presenças em diversas plataformas, como Facebook, Twitter, Google+, Instagram, YouTube e Pinterest, o Fanpage Karma permite colocar lado a lado a sua marca e seus principais concorrentes. Por meio desse sistema de comparação, é possível ver precisamente em quais momentos vocês divergem e se equiparam. Além de registrar o crescimento de audiência e engajamento, a ferramenta também compara as palavras-chave mais usadas.

2. Alexa

Um site pode ser determinante para a presença online de uma marca ser melhor ou pior do que seus concorrentes. A maneira ideal de medir esse trabalho de forma objetiva é usando o Alexa, uma ferramenta avançada que descobre tudo o que você precisa saber. Para começar, ele possui um ranking próprio de todos os sites da internet, o resultado de uma série de algoritmos e métricas. Ele detecta os dados demográficos, páginas mais visitadas, bounce rate, tempo médio de visita, entre outros.

3. Quintly

Contando com diversas funções para as marcas analisarem os seus próprios indicadores, o Quintly possui o diferencial de também trazer recursos para monitorar a concorrência. Os benchmarks dele podem oferecer as informações de que você precisa para tomar decisões mais eficientes no seu planejamento, além de acompanhar tudo em tempo real em dashboards personalizados. O Quintly consegue reunir tudo isso em relatórios periódicos para facilitar o seu trabalho.

4. Website Grader

Desenvolvido pela HubSpot, a ferramenta analisa diversos aspectos da atuação de uma empresa no ambiente digital, considerando site, blog, SEO, geração de leads, entre outros. Só que o diferencial do Website Grader é que você não precisa utilizá-la apenas para avaliar seu próprio negócio como também o de seus concorrentes. A partir do diagnóstico gerado pelo sistema, você pode buscar como aproveitar as falhas da sua competição.

5. Rival IQ

Monitorar a concorrência nas redes sociais é algo que oferece insights inéditos para você, já que é um canal bastante potente que envolve contato direto com o público e o fortalecimento da marca. O Rival IQ consegue acompanhar os seus números ao lado dos concorrentes, possibilitando análises contextualizadas para você tomar decisões melhores. Ele gera levantamentos de forma semanal, mensal, trimestral e anual, reunindo as suas principais informações em um só relatório.

O seu planejamento deve sempre incluir quais concorrentes serão monitorados e de que maneira esta análise será feita. Ao olhar para o que os outros estão fazendo, você obtém insights valiosos de como prosseguir em determinadas áreas e também sobre o que evitar fazer. A partir da atuação do mercado, você pode buscar falhas e ausências supridas pelos seus produtos e serviços.

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