6 motivos para trabalhar com conteúdo estratégico e nossas dicas de como fazer

marketing de conteúdo Apr 26, 2021

Entenda tudo sobre conteúdo estratégico e como ele pode melhorar os resultados do marketing digital da sua empresa!

Insatisfeito com os resultados do seu marketing digital? Talvez sua empresa não esteja criando um conteúdo estratégico.

Com a expansão do uso de estratégias de marketing digital, muitas empresas começaram a criar conteúdo. Blog, redes sociais, Youtube, podcasts. São canais incríveis, mas que precisam de cuidado na hora de desenvolver o conteúdo.

O desenvolvimento de conteúdo ajuda sua empresa a fornecer às pessoas o conteúdo que elas têm interesse em pesquisar, o que significa que esse será um conteúdo eficaz.

Quando você entende o processo de desenvolvimento de conteúdo, pode criar uma estratégia abrangente e exclusiva para as necessidades de seu negócio.

Mas esse é só um dos elementos por trás da criação de um conteúdo estratégico. Quer saber mais sobre o assunto?

Vamos te explicar tudo e ainda contribuir com algumas dicas. Confira!

O que é um conteúdo estratégico?

Conteúdo estratégico é uma informação relevante para sua persona. Ele deve possuir contexto, formato definido pelo melhor canal de transmissão, bem como deve ser entregue no tempo certo.

Ou seja, o conteúdo estratégico nada mais é do que marketing de conteúdo definido por uma estratégia assertiva.

É a espinha dorsal de todo o processo e ajuda uma marca a explicar por que está usando marketing de conteúdo.

Veja bem, se você já nos lê regularmente, sabe que o conteúdo em si é uma poderosa ferramenta.

Mas o conteúdo estratégico é muito mais eficaz.

6 motivos para trabalhar com criação de conteúdo estratégico no marketing digital da sua empresa

Agora, você sabe os motivos para trabalhar com conteúdo estratégico em sua empresa?

Primeiro, sabemos que é algo que todos os negócios buscam, mas nem sempre conseguem aplicar. O elemento que falta é justamente a estratégia.

Uma vez definida e aplicada, ajuda sua empresa em uma série de fatores:

1# Aumenta o tráfego do seu site

A criação de conteúdo estratégico melhora seu site perante os mecanismos de pesquisa.

Eles atestam isso pela qualidade do conteúdo gerado, o que se reflete no aumento do posicionamento do site nas pesquisas relacionadas, redirecionando novos usuários.

2# Gera awareness da marca

Quando o conteúdo traz novos usuários para o site, mais pessoas passam a conhecer sua marca, sua expertise, os produtos e serviços prestados.

3# Cria engajamento

Quando o conteúdo estratégico é bem executado, a empresa gera engajamento, criando uma conexão próxima e constante com um público mais qualificado.

4# Educa o mercado

Com a produção de conteúdos estratégicos, que suprem as necessidades e dúvidas da persona, você educa o mercado.

Assim, aumenta a satisfação dos usuários em relação ao seu negócio, pois esclarece tudo sobre o problema que elas possuem e como a sua solução pode resolvê-los.

5# Aumenta a geração de leads

Ao apostar em um marketing de conteúdo estratégico, é possível trazer resultados de longo prazo, gerando tráfego e leads.

Tudo isso com mesmo com uma produção irregular.

6# Gera vendas

Com um conteúdo estratégico, é possível orientar os leitores de modo a encaminhá-los pelo funil de vendas de modo mais assertivo.

Assim, você potencializa o poder do conteúdo sobre a tomada de decisão, o que pode trazer ótimos resultados de vendas.

As dicas da Pipehline para criar o melhor conteúdo estratégico!

Agora, que tal aprender com a Pipehline como criar um conteúdo verdadeiramente estratégico?

Calma, não vamos te passar uma lista simples que vai te direcionar por todo processo de estratégia novamente. Acreditamos que esse seja um passo a passo bastante popular:

Definir um objetivo, definir métricas, entender a persona, conhecer os melhores canais, etc.

Queremos que você se aprofunde de outra forma, buscando o melhor para criação de um conteúdo estratégico.

Isso depende, na nossa visão, de 3 diferentes respostas:

Em que o seu conteúdo difere do de seu concorrente?

Seu conteúdo realmente precisa agregar valor ao que o cliente está procurando.

Fazer isso da maneira certa é crucial e muitas vezes os leva a consumir mais de uma parte do conteúdo, caindo ainda mais para o fundo do funil de vendas.

Mas como entender isso? O uso de metodologias, como o Growth Hacking, é uma das soluções.

Seu conteúdo responde às perguntas do seu público naquele ponto do funil de vendas?

Se o seu público começou a procurar um produto ou serviço, provavelmente terá perguntas muito diferentes de alguém que já passou algum tempo pesquisando.

Não coloque todo o seu conteúdo lá fora de uma vez e espere que seus compradores o encontrem sozinhos.

Estruture seu conteúdo de uma forma que permita que seu público o encontre com facilidade.

O seu conteúdo é estruturado da maneira certa?

Existem tantas maneiras de conversar através do conteúdo.

Muitas vezes, será preciso alterar o formato do conteúdo conforme se avança no funil, agregando diferentes valores na jornada de compra.

Agora, que tal pular toda essa curva de aprendizagem e começar a criar conteúdo estratégico ainda hoje? Converse com a Pipehline.

A Pipehline é uma empresa especializada em marketing, tecnologia e tendências e pode ajudar seu negócio a desenvolver a estratégia de marketing mais adequada para seu público e orçamento. Confira!

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