Não importa a área de atuação nem o tamanho de sua empresa: reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC) deve ser uma missão constante e contínua. Na verdade, qualquer companhia que deseje atingir e manter o sucesso dos negócios deve permanecer empenhada nessa tarefa por todo o seu ciclo de vida.

Existem muitas táticas e técnicas que podem contribuir para diminuir o custo de aquisição de clientes e, assim, melhorar a rentabilidade do seu negócio. Neste post, selecionamos as 4 formas mais simples e eficientes que podem ser aplicadas na sua empresa agora. Acompanhe!

1. Faça uma segmentação estratégica

Para tirar o máximo proveito de seus esforços de marketing é necessário realizar uma segmentação adequada. Uma das ferramentas mais eficazes para isso é a definição de um perfil do cliente ideal ou persona.

Este é um esboço e um resumo das características e especificidades do cliente-alvo: deve incluir seus hábitos de compra, de pesquisa, os blogs que acessa, os artigos que costuma ler, quais influenciadores chamam sua atenção, sites que visita, e-mails que abre, lugares que frequenta, seus valores, problemas, necessidades e qualquer outra informação que possa ser relevante.

O objetivo é identificar onde e como seu cliente deve ser atingido. Por exemplo, se você vende luvas de boxe, anúncios PPC podem estar funcionando bem. Mas se a sua persona admira o Vanderlei Silva, talvez um endosso dele ou de outro lutador de MMA seja mais eficaz.

Esses perfis podem ajudar você a desenvolver formas novas e eficientes de atingir seu público, aperfeiçoar estratégias de marketing e reduzir o custo de aquisição de clientes.

2. Desenvolva programas de parcerias

Equipe-se com pessoas e/ou empresas que procuram clientes semelhantes (ou algum recurso que você tenha) e some esforços, desenvolvendo programas de parceria. Vocês poderiam tentar realizar ações como:

  • postar conteúdos no blog do parceiro;
  • estabelecer estratégias conjuntas de marketing;
  • promover ofertas mútuas em seus produtos ou serviços;
  • compartilhar recursos;
  • compartilhar esforços para economizar tempo e dinheiro, atingindo melhores resultados.

Há muitas empresas, atualmente, buscando conquistar mais clientes, que podem ser adequadas para o estabelecimento de parcerias. Cada parceiro tende a expandir seu próprio alcance, atraindo clientes que, de outra forma, seriam inacessíveis ou aumentariam seu custo de aquisição de clientes.

3. Contrate uma consultoria especializada

Contar com uma consultoria especializada colocará sua empresa em contato com propostas inovadoras, que podem trazer excelentes resultados para o seu negócio, tais como:

  • melhorar a visibilidade e posicionamento de sua marca no mercado digital;
  • aumentar a diferenciação competitiva;
  • elevar a geração de leads de vendas via inbound marketing e inside sales;
  • otimizar os resultados comerciais, como o aumento de performance;
  • construir autoridade, tornando sua empresa referência em seu mercado, por meio de divulgação de conteúdos relevantes.

4. Mensure seu marketing para ver o custo de aquisição de clientes

Muitas empresas desperdiçam valiosos recursos em canais de marketing que são ineficazes. Pode ser PPC, mídia social ou marketing de conteúdo — cada canal tem suas vantagens e desvantagens e cada negócio considera um mais eficaz que o outro.

Para reduzir seu custo de aquisição de clientes, você deve não só calcular os custos globais, mas também o retorno sobre o investimento em cada canal de marketing.

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