Como diversificar os canais de venda da sua empresa?

canais de venda Nov 01, 2017

Com a expansão das interações online é essencial estar atento a todo tipo de novidade que envolve as novas formas de atrair o cliente, apresentar seu produto e realizar uma conversão.

Diversificar os canais de venda se tornou uma da formas mais rápidas de diminuir o custo de aquisição do cliente. Portanto, estar presente de diferentes maneiras e oferecer soluções ao consumidor é fundamental.

Para você que precisa de ajuda, apresentaremos 6 caminhos para diversificar seus métodos de aquisição de clientes. Confira!

Por que diversificar canais de venda?

Apesar de ser uma estratégia conhecida, nem todos entendem que diversificar canais é uma das formas mais eficientes de aumentar o alcance das vendas.

Mais canais de venda funcionando bem significa depender menos de apenas uma modalidade de venda. Além disso, hoje é impensável para uma empresa se limitar aos métodos offline de vendas e marketing.

Diversos canais podem ajudar nesse processo, que nem sempre é simples e envolve uma combinação de estratégias de marketing e cuidado com o cliente.

Veja seis caminhos possíveis:

1. Comparadores de preços

Comparadores de preços são sites especializados em realizar pesquisas que colocam lado a lado preços de diferentes fornecedores para um mesmo produto. Esses sites são usados por consumidores que desejam comparar preços antes de realizar uma aquisição.

Por isso, principalmente para o e-commerce, cujo diferencial é o preço, estar nesses sites é importantíssimo. Caso contrário, é melhor evitá-los, pois clientes que fazem buscas nesses sites têm o preço como fator principal ao considerar uma compra.

2. Aplicativos

Hoje o mercado de aplicativos oferece muitas possibilidades, e ficar atento às novidades é a melhor forma de encontrar algo que seja adequado ao perfil do seu negócio.

Existe uma infinidade de programas que podem melhorar a imagem, a navegabilidade e ajudar a transmitir mais autoridade, aumentando opotencial de vendas.

Pensando no perfil do seu negócio, pesquise quais podem ser mais úteis e facilitar a divulgação e venda dos seus produtos.

3. Blogs

Blogs podem parecer ultrapassados, mas ainda têm potencial para atrair um grande fluxo de clientes. O segredo é oferecer conteúdo atual e relevante para que o cliente veja sua marca como aliada, e não somente como vendedora.

Muitas vezes o cliente não identificou qual exatamente é o problema dele, e o conteúdo do blog serve para ele entender o problema e percorrer de maneira autônoma o caminho até a solução.

Outra vantagem de manter um blog profissional é a facilidade de obter informações sobre interesses, identificar necessidades e saber como abordar o consumidor para oferecer um produto ou serviço.

4. Mídias tradicionais

Por mais que o marketing de conteúdo e o marketing digital dominem as novas ações em marketing, as mídias tradicionais ainda têm a capacidade de atrair clientes e gerar bons resultados.

Revistas, jornais, rádio e televisão têm um alcance muito grande, e usar essas ferramentas adequadamente pode ajudar muito a aumentar e melhorar o seu fluxo de conexão e vendas.

5. Redes sociais

O que para alguns parece apenas um espaço virtual de interação e troca de informações, na verdade poderia ser visto como um grande balcão de divulgação e oferta de produtos e serviços. Contudo, em um universo de interações imediatistas e superficiais, conquistar o cliente pode ser um grande desafio.

Atualmente os clientes são mais exigentes e desejam criar relações positivas com as empresas das quais consomem. Assim, mais do que simplesmente divulgar seu produto, é preciso cativar e ganhar a atenção dos consumidores.

Planejar o comportamento e o discurso nas redes sociais, assim como conectá-los e interligá-los é uma boa forma de melhorar seu fluxo de visitas e tráfego online.

6. Marketplace

Adotar marketplaces em geral pode ser muito rentável. Apesar de exigir um investimento baixo, eles aumentam muito as possibilidades de encontrar potenciais clientes.

Mas fique atento à competitividade! Antes de fazer um investimento, é bom pensar se os marketplaces se ajustam ao seu negócio e aos seus objetivos. Manter sua presença em marketplaces com boa rentabilidade envolve dedicação.

Tente adotar algum desses canais e veja como eles alteram o desempenho das suas vendas! Confira também este post e compreenda como otimizar os canais de venda que você mais utiliza para aumentar as conversões!

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