Como preparar seu e-commerce para o pós-pandemia e o que esperar disso

e-commerce Sep 24, 2020

Como prosperar ainda mais no pós-pandemia com o seu e-commerce? Descubra quais pontos vão ajudar o seu negócio!

A pandemia gerou uma situação de revés para muitas empresas, especialmente do varejo. Uma das saídas, no entanto, foi a migração para o e-commerce. Para quem já aproveitava do comércio digital, a opção foi potencializar esforços e concentrar investimentos. Já para quem era novato no ramo, foi preciso desvendar esse mundo. A boa notícia é que isso trouxe resultados em curtíssimo prazo, o que gera uma dúvida: como manter (e elevar) esse nível de resultados no pós-pandemia?

A pergunta é válida para várias organizações diferentes — e suspeito que para a sua também.

Dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico em parceria com o Movimento Compre & Confie, mostram como o e-commerce se desenvolveu.

As vendas online em Março foram 42,31% maiores que no mesmo período do ano passado. E o faturamento? Só cresceu! Cerca de 33,68%.

Isso quer dizer que um novo panorama passou a ser realidade, de forma muito rápida, para as empresas e para o varejo. Em pouco tempo, o e-commerce se tornou uma ferramenta de vendas mais do que necessária, mas essencial.

No entanto, conforme os meses passam, mais e mais nos aproximamos do pós-pandemia. As restrições afrouxam e as pessoas voltam ao ritmo normal… Certo?

Nem tanto.

E é por isso que quero conversar com você sobre seu e-commerce e as oportunidades para o médio e longo prazo. Afinal, o comportamento dos consumidores vai voltar ao normal e você deve, novamente, deixar o e-commerce em segundo plano? Não é bem assim e eu explico.

Confira!

O comportamento do consumidor no pós-pandemia

A necessidade de isolamento social potencializou a demanda pelas compras online. Eu passei por isso, aposto que você e quem você conhece também. É algo do qual não dá para fugir.

No entanto, é preciso notar que esse movimento não se tratou apenas de aumentar o tanto de coisas que compramos em canais online. Na verdade, a nossa forma de comprar mudou.

Passamos consumir produtos diferentes, como itens de supermercado, através dos e-commerces dos varejos que nos serviam fisicamente. O mesmo aconteceu com alimentos, prontos ou não. Entretenimento? Sim, mas restrito à casa ou apartamento. Atividades físicas? A mesma coisa.

É uma revolução por si só — e uma que promete ficar.

Mas como é possível ter tanta certeza? Um dos principais motivos é bem claro: a comodidade. A experiência em e-commerce costuma ser mais tranquila, personalizada e objetiva que o tradicional “bater perna” pelas lojas.

E com o fantasma da Covid-19 ainda pairando, é provável que os consumidores se agarrem aos novos costumes e os transformem — com o perdão do termo — no novo normal.

A dúvida que fica é: como se preparar para isso? Afinal, muitas empresas prepararam seus e-commerces às pressas. Pensar em um longo prazo significa sair do cenário de urgência e planejar com mais calma e seriedade.

Seu e-commerce no pós-pandemia: como se preparar?

Como toda boa estratégia, é importante dizer que não há receita de bolo. É preciso entender o seu mercado e se encaixar nele como um solucionador de problemas. Neste período, foi esse o papel do e-commerce.

No entanto, no pós-pandemia, os costumes de consumo tendem a continuar iguais. Isso tornará o cenário, que já era competitivo, em um verdadeiro desafio para sua empresa. Como se preparar e continuar obtendo ótimos resultados?

Recomendo que você se atente a alguns pontos. Veja só:

Organize-se

A organização de informações é crucial para uma operação escalável. Em um momento de urgência é comum depender de canais que há poucos cliques de distância, como planilhas, documentos de texto na nuvem, post-its e e-mails.

No entanto, para o pós-pandemia, nem considere isso. Ao contrário, porque não investir em um ERP e/ou CRM que possa complementar sua estratégia com um adicional tecnológico?

Assim, você e sua equipe centralizam informações, dão maior vazão ao ritmo diário do seu e-commerce e solidificam um serviço de excelência!

Seja notado (da forma certa)

O ambiente digital é seu novo terreno — e ele é super fértil. Acredito, todos nós aqui da Pipehline sabemos.

Por isso, é essencial entender de forma estratégica como explorar os espaços certos e garantir que seu e-commerce não apenas seja visto, mas notado da forma certa. Ou seja, para as pessoas certas, nos canais ideias e com uma linguagem que as envolve, que crie e nutra relacionamentos, que venda e que fidelize.

Baita desafio, certo? Mas totalmente possível. Como? Bom, esse segredo eu posso te contar em uma reunião… Que tal marcar agora mesmo? 😉

Melhore a experiência

Por fim, lembre-se que uma das principais exigências dos consumidores online hoje em dia é a experiência. O seu e-commerce está corretamente otimizado em questão de conteúdo e design UX para servir aos usuários?

Ou seja, adequado para seu perfil, com as informações organizadas de forma a facilitar as ações e a conversão?

São detalhes importantes e que não podem faltar!
Quer saber mais dicas? Te dou um caminho: é só continuar lendo o nosso blog para ter acesso a dicas e conteúdos sobre o mercado de hoje e do futuro, bem como o impacto do marketing digital nisso tudo.

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