Os processos são decisivos para as ações empresariais. Eles se referem a todas as operações em andamento, inclusive a comercialização de produtos e serviços, e por isso são fundamentais para aumentar as vendas. Mas como fazer isso?

Para obter sucesso na otimização do fluxo de trabalho, é preciso utilizar técnicas que podem ser aplicadas no dia a dia e auxiliem a produtividade da equipe. No post de hoje, vamos mostrar o que você pode fazer para ter melhores resultados no seu negócio. Acompanhe!

Como aumentar as vendas otimizando os processos

A maioria das empresas não possui processos de vendas fixos e tem dificuldade para gerenciar os leads. Nesse caso, os vendedores contam com suas técnicas pessoais para vender.

Qual o resultado disso? Algumas consequências são:

  • perda potencial de negócios;
  • novos colaboradores com dificuldade de entender as técnicas e fechar vendas;
  • dificuldade de aplicar processos-chave, o que ocasiona a perda de tempo com tarefas que não geram lucro;
  • dificuldade de lembrar os dados dos leads e levar a negociação em frente.

5 dicas para otimizar os processos do seu negócio

Programe o seu dia

O setor de vendas possui diversas atividades que devem ser realizadas diariamente. É preciso vender, responder e-mails, fazer ligações, efetuar o pós-venda etc. Portanto, a melhor forma de gerenciar todas essas tarefas é programando-as.

Crie blocos para o dia e determine uma atividade que deve ser executada naquele período. Uma ideia é tirar intervalos de 5 minutos para responder e-mails a cada 30 minutos de trabalho, por exemplo. Você também pode estipular que será feita uma ligação de manhã e que as tardes serão focadas no fechamento de negócios.

Essa prática leva ao foco em atividades específicas, nas quais você estará mais concentrado e poderá ter resultados mais positivos.

Transfira conhecimentos

Os gestores têm a responsabilidade de transferir seus conhecimentos para os colaboradores. Mas atenção: é preciso mais do que falar. Na prática, existem 4 ações que envolvem um processo de entrevista e ajudam a repassar a experiência:

  • grave os colaboradores enquanto eles descrevem o processo de vendas. Essa prática pode ser complementada com perguntas;
  • transcreva a entrevista para áudio e texto;
  • revise a informação e crie módulos de treinamento com base nas melhores práticas;
  • forneça um modelo testado e que conte com vários canais para mostrar quais devem ser as novas áreas e técnicas para melhorar as vendas.

Vá além dos relacionamentos

Os relacionamentos são a base do processo de vendas — isso é um fato. Porém, é preciso ter um sistema estruturado por trás disso para alcançar o potencial máximo. Só assim é possível ter um desempenho geral melhor ao invés de boas performances isoladas.

A dica aqui é automatizar o processo de vendas para que os processos manuais sejam realizados automaticamente, permitindo que os colaboradores foquem nas estratégias. Isso fica claro quando os vendedores precisam enviar e-mails, por exemplo. Essa prática pode ser otimizada por um sistema, o que evita a perda de tempo e de produtividade.

Use um sistema que suporte suas necessidades

O CRM é um sistema necessário para as vendas, mas é preciso escolher um que atenda todas as suas necessidades. É preciso focar naquilo que você realmente precisa para chegar à ferramenta adequada.

Por exemplo: se seu trabalho inclui fazer o máximo de ligações possível, o sistema deve otimizar as chamadas. Se o foco é o e-mail, esse recurso deve estar integrado, e por aí vai.

O objetivo é não perder tempo e ter um CRM que faça o que você realmente precisa com qualidade!

Mude o processo de vez em quando

A ideia de que em time que está ganhando não se mexe nem sempre é verdadeira. Afinal, repetir o processo sempre torna-se entediante em algum momento e pode causar prejuízos para as vendas.

Por esse motivo, considere realizar pequenas mudanças no processo mesmo que ele já tenha demonstrado êxito. Você pode expandir suas ações para outra região, outro segmento da indústria, entre outros. A ideia é testar para ver se há outros jeitos de fechar negócios!

Como você pôde perceber, essas ideias fazem parte do workflow, o chamado fluxo de trabalho da indústria. É assim que você pode aumentar as vendas e ter sucesso. Restou alguma dúvida ou tem uma experiência para compartilhar? Conte pra gente aqui nos comentários!