Algum tempo atrás, se alguém dissesse que era um hacker, imaginariam se tratar de um criminoso digital. Felizmente, isso mudou com o tempo. Hoje está na moda hackear, ou seja, conhecer muito bem como algo funciona a ponto de conseguir torná-lo ainda melhor. É por isso que o Growth Hacking vem ganhando espaço nas empresas.

Continue a leitura deste post e entenda por que o Growth Hacking é fundamental para o seu negócio. Boa leitura!

O que é Growth Hacking?

Criado pelo húngaro Sean Ellis em 2010, o termo Growth Hacking se refere a um modelo de marketing orientado a experimentos, que mescla técnicas de Inbound Marketing, SEO (em inglês, Search Engine Optimization), testes A/B, entre outras. O seu objetivo é encontrar oportunidades para uma empresa crescer de maneira inovadora e rápida.

Quais são as suas vantagens?

Otimiza o funil de vendas

Com a ajuda de análises e testes desenvolvidos pelo Growth Hacker, você consegue aprimorar cada uma das etapas do funil de vendas de um negócio. Isso pode ser comprovado por meio de testes A/B em landing pages e da observação do comportamento do usuário na hora da compra.

Faz uso de ferramentas baratas

Não é preciso fazer altos investimentos em ferramentas para aplicar o Growth Hacking na sua empresa. Isso porque ele depende de ferramentas baratas, que são acessíveis para a maioria dos empreendedores.

Gera novas oportunidades de negócio

Por envolver uma gama variada de pesquisas e testes, é possível descobrir novas oportunidades de negócio, ampliando o seu horizonte.

Dá chance para pequenas e médias empresas

Como as pequenas e médias empresas não enfrentam tanta burocracia quanto as grandes organizações para alterar o seu planejamento, elas têm mais flexibilidade para promover rupturas e, principalmente, aproveitá-las da melhor maneira.

E o que faz o Growth Hacker?

O Growth Hacker é o profissional responsável por fazer com que a empresa cresça de modo escalável. Para tanto, combina criatividade e conhecimento de marketing e tecnologia. E suas atividades não se restringem ao ambiente online, viu? Um canal offline também pode ser uma boa chance de entrar em contato com um determinado público e potencializar os resultados.

No seu dia a dia, ele utiliza muitos dados e, a partir de sua análise, cria hipóteses e testes para avaliar os possíveis impactos de uma mudança. Assim, não é verdade que os resultados apareçam como em um passe de mágica. Na verdade, são fruto de muitos experimentos com base científica.

Se você chegou até aqui, já deve estar convencido do papel que o Growth Hacking pode desempenhar no seu negócio. Contudo, saiba que não existe uma única fórmula a ser seguida, e repetir métodos adotados por outras organizações não é garantia de sucesso.

Por isso, a dica é investir em um profissional qualificado que demonstre curiosidade, atitude e capacidade de trabalho para se tornar o Growth Hacker da sua empresa. Como a profissão ainda é recente no mercado brasileiro, você vai sair na frente da concorrência!

Gostou deste post sobre a importância do Growth Hacking para a sua empresa? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos como este!