Entendendo as oportunidades que o Growth Hacking pode trazer ao seu negócio

Growth Hacking Mar 10, 2021

O growth hacking pode realizar uma verdadeira revolução em sua empresa. Entenda como o método busca crescimento e melhoria constante!
Se você olhasse para o começo da década de 2010, veria um termo se destacando em blogs especializados em marketing: o growth hacking. Aos poucos, ele ganhou o mundo e hoje revoluciona os processos dentro de empresas.

Mas como é possível que uma metodologia tão nova seja tão eficaz? E quais os benefícios de aplicá-la em seu negócio?

Para te explicar o básico sobre o growth hacking, decidimos escrever esse conteúdo.

Afinal, é uma das metodologias que dominamos aqui na Pipehline e que, sempre que possível, tentamos aplicar em nossos clientes.

E aí, que tal saber mais sobre o growth hacking? Continue na leitura que vamos te explicar!

O que é o Growth Hacking?

O growth hacking pode ser definido pela própria tradução do seu termo: hacks em busca de crescimento. Ou seja, uma estratégia que busca colocar a empresa na trilha do desenvolvimento.

É uma técnica bastante utilizada por startups, pois nasceu justamente quando esse modelo de negócios começou a aflorar — primeiro nos EUA, depois em todo mundo.

O criador foi Sean Ellis, um sujeito que hoje é bastante reconhecido no campo do marketing e na gestão de processos em geral.

Ele fez isso ao analisar os resultados de empresas que conquistaram resultados muito mais rápido que o normal. Assim, ele pôde tirar algumas conclusões, como:

  • Inovaram no marketing;
  • Presença de equipes multidisciplinares;
  • Muito foco em análise de dados, informações e métricas;
  • Aplicavam a melhoria contínua em seu dia a dia, com objetivo de crescer.

Tudo isso serviu de base para que ele criasse seu próprio método, conhecido mundialmente como growth hacking.

Como funciona o Growth Hacking?

De acordo com definição do próprio Sean Ellis, o growth hacking é como um marketing de experimentação.

Ou seja, a orientação da estratégia é buscar resultados através de experimentos que se aproveitassem de brechas encontradas no próprio negócio.

Dessa forma, o especialista encontrou uma estrutura de processos que até hoje é seguida pelos growth hackers. É basicamente o seguinte:

  • Objetivo: identificação de um problema;
  • Hipóteses: brainstorming de ideias para solucionar;
  • Ideação e experimentação: separação das melhores ideias e execução prática;
  • Esses experimentos que são os growth hacks — ideias que vão gerar resultados rápidos e eficazes e econômicos.
  • Análise de resultados: entendimento sobre os resultados, erros e acertos, para entender se deu certo, como deu certo, onde deu certo, etc.
  • Readequação e melhorias: com os dados em mãos, a equipe lapida a ideia mais bem-sucedida através de melhoria contínua e aplica em busca da resolução do problema.

Ou seja, apesar de ter um foco muito grande em marketing, o growth hacking pode ser utilizado tanto no back como no front-office de uma empresa.

Assim, setores de Marketing, Vendas, TI, Atendimento e Serviços podem se aproveitar dos seus benefícios, encontrando brechas para crescer!

Claro, há mais sobre o método que apenas essa estrutura de práticas. Um exemplo é o funil de growth hacking, que é composto por 5 fases:

Aquisição, Ativação, Retenção, Receita, Indicações.

Através dele, é possível direcionar melhor visualizar e planejar ações que fidelizem o cliente e potencializem seu ticket médio, bem como seu papel de promotor da marca.

Quais os benefícios do Growth Hacking?

O growth hacking é uma metodologia focada em buscar o crescimento da empresa — tudo de uma forma exponencial e sem gerar custos.

Ou seja, tornar as operações enxutas pode ou não ser um objetivo, mas em geral, busca-se reduzir a repetição de tarefas para tornar cada execução mais objetivo, menos passível de falhas.

Assim, é possível que a empresa:

  • Cresça e se desenvolva;
  • Reduza custos operacionais, bem como de retenção e fidelização;
  • Saiba como identificar oportunidades a partir de problemas;
  • Desenvolvimento de uma cultura organizacional voltada para a melhoria contínua.

Conte com a Pipehline para implementar o Growth Hacking no seu negócio!

E como levar o growth hacking para dentro da sua empresa?

Saiba que o método pode ser útil em todos os setores, mas ele serve para implementar a cultura de melhoria contínua, o que afeta a organização de forma geral.

Para isso, o melhor é contar com auxílio de uma especialista no assunto.

A Pipehline é uma agência especialista em negócios, impulsionando vendas e o marketing de nossos clientes através da inovação.

Assim, é claro que o growth hacking também corre em nossas veias.

Que tal concretizar seu crescimento através de uma estratégia inovadora e extremamente eficaz como growth hacking?O primeiro passo é conversar com a Pipehline! Agende uma reunião agora mesmo!

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.