Em tempos de crise, saber como ser um bom líder pode ser uma solução inteligente em Gestão Empresarial. Nesses momentos, existem duas tendências opostas: pessoas que desistem de seus negócios e pessoas que passam a investir em inovação para alavancar o seu negócio.

Escolhendo a segunda opção, utilizaremos a liderança como um fio condutor para uma gestão inovadora e eficaz. A partir do desenvolvimento dessa competência, outras estratégias comerciais são potencializadas, influenciando diretamente na venda do produto e/ou serviço.

Gestão Empresarial como usar a crise para tornar-se um líder melhor interna

Investindo em Marketing para ser um bom líder

O domínio em Gestão só é completo se for capaz de unir conhecimentos em gestão de pessoas e negócios. Dentro do capital humano está toda a força de vendas e o que está por trás disso, incluindo relacionamento entre equipes e gestores, produtividade e comunicação interna.

Já no plano de negócios, podemos destacar o relacionamento com clientes reais e potenciais, estratégias de Marketing  para atingir o público-alvo, identidade da marca e reputação.

Uma dimensão não funciona sem a outra, sendo extremamente necessário o reconhecimento da importância de ambas as partes para o sucesso da empresa.

Um líder completo precisa estar preparado para atuar nas duas frentes, independentemente de sua formação. O que irá definir seu foco de atuação são os objetivos estratégicos do cargo, mas isso não exclui a necessidade de um conhecimento integral.

Tornando-se um visionário

A principal diferença entre a postura de um líder e a de um colaborador comum é o compromisso em motivar a equipe, tanto nas melhores condições quanto nas mais críticas.

Para isso, é necessário desenvolver a capacidade de se antecipar a tendências futuras, tomando decisões alinhadas com o que ainda é novo no mercado, mas que demonstra um grande potencial de crescimento e assimilação.

E como se desenvolve essa capacidade de olhar para o futuro? Bom, não é nenhuma mágica. Estar antenado em tudo que acontece ao redor, buscando fontes variadas e grandes referências na área já é um grande passo.

Uma tendência em Marketing, por exemplo, é o conceito de Inbound Marketing, que consiste numa nova forma de cativar clientes, bastante diferente de estratégias tradicionais.

Somado a isso está o conhecimento diferenciado, que diz respeito a habilidades pessoais únicas que somente você, com a sua história e suas experiências, foi capaz de desenvolver.

Não se trata de ser melhor que ninguém, isso definitivamente não é a base de uma boa liderança, trata-se de conhecer bem seus pontos fortes e trabalhar em cima deles, valorizando-os e fortalecendo sua marca pessoal.

Mergulhando no autoconhecimento

Existem muitos recursos atuais que prometem um maior autoconhecimento, recursos esses com excelente reputação e voltados para líderes, tanto em formação quanto os mais experientes.

Conhecimento técnico diferenciado e desenvolvimento pessoal é o casamento perfeito para melhorar a capacidade de liderar.

Além disso, gostar de lidar com pessoas, ser empático para com suas questões e ter habilidades de resolver conflitos são requisitos necessários para se destacar em momentos de críticos como uma crise, por exemplo.

Aprendeu algo novo com esse conteúdo? Conte-nos sobre as suas estratégias para se tornar um líder melhor em momentos críticos!