Globalização do home office em tempos de pandemia
A COVID-19 transformou-se em uma crise global que vem impactando diversos segmentos da indústria. Ela está levando governos e empresas a tomarem medidas rápidas para proteger suas populações e também a economia. Nenhuma indústria está imune, mas os líderes devem se preparar para o curto prazo, ao mesmo tempo em que desenvolvem novos recursos e maneiras de trabalhar que possibilitarão mudanças no longo prazo.
No atual cenário, fica claro que grande parte da indústria precisará criar rapidamente um ambiente de trabalho digital adaptativo e altamente eficaz incluindo:
Ajudar colaboradores a se adaptarem imediatamente ao trabalho remoto otimizando a experiência para maximizar a produtividade, incluindo uma maneira eficaz de realizar reuniões em pequena e grande escala;
- Utilizar ferramentas de comunicação como o Slack, fornecendo orientações prescritivas e direcionadas para uma comunicação eficaz ao longo do dia para os departamentos Jurídico, RH, TI, Marketing, Comunicação e segurança.
- Utilizar soluções móveis que permitam aos colaboradores desempenharem suas principais funções de forma simples e rápida;
- Uso em escala de ferramentas como Gsuite ou Office 365 para criar, conectar e colaborar;
- Utilização de ferramentas para gestão de atividades individuas de cada colaborador como Asana, Trello, Air Table entre outros garantindo o monitoramento interação entre as atividades da empresa.
Embora seja muito importante mover-se rapidamente para permitir que funcionários remotos respondam à COVID-19, não faça isso de maneira a colocar seus negócios e nem seus colaboradores em risco. Isso significa endereçar rapidamente seus protocolos e soluções de segurança para permitir a expansão da conectividade remota, mas de forma segura respeitando as orientações da Organização Mundial da Saúde e também as regras locais de cada governo.
Desenvolva e forneça diretrizes claras ao seu pessoal sobre auto quarentena ou restrições de viagem. Prepare-se para que uma porcentagem maior que o normal de funcionários esteja de licença médica. Cada empresa, setor e região terão diferentes necessidades e requisitos de administração de local de trabalho e de pessoas, atendimento ao cliente, gerenciamento de dados e continuidade de negócios.
