A necessidade de criar um vínculo afetivo com o cliente é cada vez mais urgente. Afinal, ele tem muitas opções de compra, e mantê-lo fiel ao seu negócio é fundamental para garantir vendas futuras. Mas engajar o público-alvo requer uma estratégia eficiente, e para que isso seja possível, é fundamental estudar o perfil do consumidor.

Você tem ideia do que isso representa para o desenvolvimento do seu negócio? Já parou para pensar que existe uma maneira segura de garantir as vendas, mesmo em período de crise financeira?

Neste post, falaremos sobre a importância de jogar os holofotes para cima do consumidor e mostraremos como usar seu conhecimento sobre ele nas suas ações. Continue a leitura e saiba mais!

Afinal, o que é o perfil do consumidor?

Em termos gerais, estamos falando de traços que definem as características das pessoas que compram ou se interessam pelo seu produto. Cada cliente é único, e conhecer o seu perfil é reunir uma série de informações sobre ele, como:

  • faixa etária;
  • sexo;
  • renda mensal;
  • hábitos de consumo;
  • atividades profissionais;
  • histórico de compras;
  • crenças e simbologias;
  • redes sociais preferidas.

Quanto maior a variedade de dados que definem seus clientes e potenciais compradores, melhores as chances de você desenvolver campanhas de marketing personalizadas.

Como extrair essas informações dos clientes?

O ponto de partida para ter um acervo com informações valiosas sobre o seu público é o cadastro de clientes. Faça entrevistas, solicite o preenchimento de questionários bem elaborados ou disponibilize o acesso ao site por meio do login do Facebook para ter acesso a outras interações.

Uma forma de fazer com que todos respondam as suas perguntas é oferecer algo em troca, como um desconto, um e-book sobre um assunto relevante etc. O brinde é um recurso famoso por ativar a reciprocidade do outro.

É claro que, para reunir tudo isso, você vai precisar de uma ajudinha da tecnologia: um sistema CRM (Customer Relationship Management). Com ele, é possível criar campanhas personalizadas. Você pode, inclusive, integrá-lo a uma ferramenta de e-mail marketing e enviar  conteúdos úteis para um público segmentado.

Um exemplo é o sucesso da Amazon que foi conquistado por meio da informação. A empresa é conhecida por captar dados dos clientes e convertê-los em poderosas estratégias. Como ela faz isso? Apresentando ofertas de novos livros e promoções irresistíveis de acordo com a preferência de cada usuário.

Por que é importante conhecer o perfil do consumidor?

Qualquer estratégia de  marketing que se preze começa pelo estudo do público. Uma empresa não deve reunir esforços para atingir a todos, até porque isso seria um enorme desperdício.

Focar nos potenciais clientes é sempre uma certeza maior de gerar resultados, pois você passa a trabalhar para um grupo específico e não para qualquer um. Sendo assim, conhecer essas pessoas ajuda a definir o seu cliente principal.

O seu estoque, por exemplo, é abastecido com produtos que satisfazem as necessidades dos clientes. Ter esse conhecimento possibilita definir melhor as compras e planejar as ações de marketing com perfeição, permitindo que se relacione bem com o seu público.

Como você viu, ter conhecimento sobre o perfil do consumidor é uma regra de ouro para alcançar a sua audiência, além de fazer com que a sua mensagem seja percebida e suas vendas aumentem. Gostou das nossas dicas? Então compartilhe esse post nas redes sociais e marque seus colegas da área!