A palavra-chave que vai determinar o sucesso de uma empresa é eficiência. E ela só pode ser alcançada por meio do controle de métricas, como o custo por lead, por exemplo.

O custo por lead (CPL) serve para entender o funcionamento de diferentes estratégias de marketing e garantir um planejamento otimizado que busque maximizar lucros e diminuir despesas desnecessárias.

Você não sabe como calculá-lo ou por que se importar com o CPL? Então este texto é para você. Continue lendo!

A palavra-chave que vai determinar o sucesso de uma empresa é eficiência. E ela só pode ser alcançada por meio do controle de métricas, como o custo por lead, por exemplo. O custo por lead (CPL) serve para entender o funcionamento de diferentes estratégias de marketing e garantir um planejamento otimizado que busque maximizar lucros e diminuir despesas desnecessárias. Você não sabe como calculá-lo ou por que se importar com o CPL? Então este texto é para você. Continue lendo!

Como o custo por lead ajuda a otimizar o funcionamento da empresa?

É o CPL que mede quanto a empresa está investindo para obter uma lead e, de certa forma, auxilia na verificação da eficiência de uma estratégia nesse estágio tão inicial da captação de clientes.

Sempre é necessário ter controle sobre as finanças e o custo por lead ajuda a levar isso para a área de marketing. Entendendo qual estratégia tem um custo por lead menor ou maior, é possível decidir com mais propriedade como direcionar os recursos da empresa para obter o máximo de lucro possível, mantendo um crescimento sustentável.

Como calcular o custo por lead da sua estratégia de marketing?

A fórmula para calcular o custo por lead da sua estratégia de marketing é bem simples. Basta dividir todo o investimento em marketing realizado pelo número de leads gerado pela estratégia no mesmo período.

Ou, colocando em termos matemáticos:

  • CPL = Investimento de Marketing / Número de Leads

Vamos ver um exemplo na prática:

Imagine que uma empresa elaborou uma estratégia robusta de Inbound Marketing visando conquistar leads para seu novo produto. Essa estratégia teve uma verba de R$ 3.000 e gerou 2.190 cliques para a landing page da ação.

Essa landing page, por sua vez, teve uma taxa de conversão de quase 15%, o que gerou 328 leads. Qual o custo por lead da ação?

Resposta:

  • CPL = 3000 / 328.
  • CPL = aproximadamente 9,15.

Quais outras métricas trabalham em conjunto com o CPL?

Existem muitas opções, confira a seguir:

Custo por Clique (CPC)

O CPC mede o custo médio de um clique obtido através de campanhas de links patrocinados no Google, nas redes sociais (como o Facebook e o Twitter) ou em outras ações de marketing digital.

A fórmula é a seguinte:

  • CPC = Investimento / Número de Cliques

Lead por Venda (LPV)

O LPV é uma métrica que ajuda a medir a quantidade de leads necessária para que sua estratégia gere uma venda para a empresa. É uma outra forma de ver a taxa de conversão da sua campanha e medir o quão boa ela é em arranjar clientes.

A fórmula:

  • LPV = Leads / Vendas

Custo por Venda (CPV)

Juntos, o Custo por Lead e Lead por Venda podem contar um outro valor essencial para uma empresa: o Custo por Venda de cada ação de marketing. É importante lembrar que esse é o custo de marketing de cada venda, ignorando valores de produção, manutenção e time de vendas.

A fórmula:

  • CPV = CPL x LPV

Como deu para ver, ter um controle constante sobre o custo por lead e outras métricas do seu marketing é muito importante para o futuro da sua empresa.

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