Marketing é mais do que promover campanhas para a empresa. Uma estratégia vencedora leva em conta diversos aspectos e, entre eles, está a análise de resultados. As chamadas métricas de marketing oferecem dados valiosos para o trabalho de divulgação e relacionamento com seu público-alvo.

Em um ambiente em que a concorrência é grande, contar com uma base de dados ampla é um diferencial estratégico. É a partir das métricas que a empresa conseguirá entender qual tipo de conteúdo é mais atrativo para os seus clientes, qual é a melhor linguagem a ser utilizada e quais são as melhores estratégias a serem adotadas nos processos de comunicação.

Métricas de marketing para melhor resultado

O marketing tradicional tem um problema: a dificuldade de medir resultados. Por mais que se acompanhe a audiência de programas de rádio e TV, saber o retorno de um comercial para uma empresa é bastante complicado. Quando falamos de outdoors, panfletos e publicidade em veículos impressos, a dificuldade é maior ainda.

Na internet, por outro lado, a medição das ações de marketing é mais fácil. Ferramentas de monitoramento conseguem gerar dados necessários para entender como as pessoas se relacionam com a sua marca, seus produtos, suas campanhas de divulgação, o mercado em que está inserido, os concorrentes, entre outros aspectos.

Com essas informações é possível identificar quais valores importam para o seu público e, com isso, construir um planejamento de marketing para se comunicar de maneira eficiente com seus clientes potenciais e atuais, o que aumenta as suas chances de fazer negócios e fortalecer a sua marca.

Análise de dados e o mercado corporativo

Devido às suas vantagens estratégicas, as métricas de marketing têm se destacado no mundo corporativo.

De acordo com uma pesquisa de CMO Survey publicada pela Harvard Business Review no final de 2015, as empresas gastam 6,7% dos seus orçamentos de marketing na análise de resultados. A expectativa é de que esses valores cresçam 73% até 2018 — chegando a 11,1% dos valores gastos em comunicação.

Esses dados demonstram que as empresas perceberam a importância da análise de resultados para as suas estratégias comerciais e têm visto nessa ferramenta uma forma de obter vantagens competitivas frente aos seus concorrentes.

Portanto, as métricas têm se mostrado grandes aliadas para conquistar as pessoas e reforçar a imagem institucional.

Tecnologia integradas e a mensuração de resultados

Existem no mercado diversas ferramentas de mensuração, e as empresas costumam usar apenas um modelo para fazer essa medição. Porém, apostar em uma abordagem integrada pode garantir resultados mais abrangentes e orientar melhor os investimentos feitos em marketing.

Ao monitorar uma campanha, a equipe de comunicação pode adotar, por exemplo, por uma análise de dados diretas para medir suas taxas de conversão e o alcance de suas ações.

Ao mesmo tempo, pode checar os insights gerados com o objetivo de potencializar o trabalho de marketing — melhorando o custo-benefício da campanha. Vantagens que a tecnologia torna acessível a qualquer negócio!

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