Quem é e o que esperar do profissional de vendas digital?
Entenda tudo sobre o perfil do novo profissional de vendas digital e como ele pode melhorar os resultados da sua empresa!
Muito se discute as estratégias para atrair e converter clientes hoje em dia. O foco mora no planejamento das ações — e não tanto na sua execução. É aí que muitas empresas perdem o potencial de lucro: pois não conhecem o novo profissional de vendas digital.
E na sua empresa, como o tema é discutido com o time comercial?
Há um consenso sobre o método de trabalho e como os vendedores, hoje, devem fazer muito mais do que “empurrar” uma solução ao cliente?
Não nos leve a mal: o trabalho do vendedor sempre foi complexo. É que hoje em dia há mais pontos que vão influenciar a sua jornada — tudo por conta da transformação digital.
Por isso, os consumidores exigem e as empresas devem contar com equipes comerciais cada vez mais preparadas e multifacetadas.
É o perfil do novo profissional de vendas digital.
Nesse conteúdo, vamos te explicar um pouco mais sobre ele, mostrando quem é, o que esperar e como modernizar seu time comercial para melhor aproveitar as oportunidades!
Profissional de vendas digital: Quem é?
O profissional de vendas digital é uma pessoa antenada, pois sabe que sua persona vive praticamente 24 horas por dia na internet.
E essa interação é marcada por avaliações constantes da imagem das marcas que consome, avaliando sua presença, seu engajamento, seus erros e acertos.
Ou seja, o profissional de vendas digital é um tipo de vendedor que entende o contexto online e digital — e se aproveita disso, e das ferramentas à disposição, para vender mais e melhor.
Sendo assim, falamos de um profissional que não vive isolado em um silo — como costumava ser com o setor de Vendas até alguns anos atrás.
Pelo contrário, o profissional de vendas digital tem um contato constante com a equipe de marketing — muitas vezes, atuando até mesmo em conjunto.
Afinal, se o comportamento do consumidor mudou da água para o vinho nos últimos anos, o mesmo ocorreu com o trabalho do vendedor, concorda?
Profissional de vendas digital: O que esperar?
O novo profissional de vendas não vai atuar da forma tradicional, mas com influências do seu contexto digital corporativo. Ou seja, ele não vai ser o típico vendedor “outbound” que atua no telefone, oferecendo sua solução.
Pelo contrário, ele vai atuar em conjunto com as estratégias de comunicação, de forma a mostrar o valor da solução e como ela pode resolver suas dores.
Ou seja, é um profissional que vai atuar de forma muito mais focada na experiência do consumidor, pois o foco da sua atuação não é necessariamente em vender algo.
Mas resolver um problema do cliente.
Assim, o profissional de vendas digital deve ser flexível, capaz de atuar tanto em vendas simples, como nas complexas.
Vendas simples
O processo de vendas se tornou multifacetado com a evolução tecnológica.
Sendo assim, nem sempre é necessário passar por todo um fluxo de etapas para negociar com um cliente.
Da mesma forma que os pontos de contato se diversificaram, o processo de vendas se tornou mais simples — em alguns casos.
Sendo assim, o vendedor do futuro é um profissional que se desdobra, respondendo dúvidas dos consumidores em canais de comunicação, como via aplicativos de conversa, prestando toda assistência para a compra.
Vendas complexas
Já as vendas complexas levam em conta todo funil de vendas da empresa.
Ou seja, necessitam de uma gestão concisa de cada etapa, da prospecção até o pós-venda.
Isso exige que o profissional de vendas digital controle as informações e esteja sempre um passo à frente das intenções do consumidor.
Dessa forma, entendendo sua jornada digital (em especial por conta dos dados de navegação, engajamento e interação da persona), é possível desenvolver sob medida o processo de negociação.
É a garantia de um atendimento personalizado e assertivo.
Como preparar seu funcionário para ser um profissional de vendas digital?
Como fechar mais vendas na era digital e aproveitar todo potencial do ambiente online em sua comunicação? Esse é um dos principais desafios das empresas de hoje.
Para seu time comercial, é necessário aprender mais sobre as ferramentas, bem como desenvolver seus conhecimentos sobre as novas técnicas.
É imprescindível que o profissional entenda tudo sobre o funil, podendo analisar o perfil de cada lead e entender seu nível de qualificação.
Agora, como fazer isso de forma efetiva? Além de treinamentos, destacamos a importância de alinhar uma estratégia de marketing que realmente se una com seu setor de vendas.
E nesse assunto a Pipehline é especialista.Que tal saber mais como funciona esse processo e como melhorar os resultados da sua empresa na era digital? Converse conosco!